6 Tendências Gastronómicas Para 2020 que Tem de Conhecer

Todos os anos surgem novos movimentos em diversas áreas e a gastronomia não é exceção. Com o aproximar do novo ano, as tendências gastronómicas para 2020 começam já a definir-se.

A preocupação com o ambiente tem aumentado, assim como a procura por opções mais saudáveis e sustentáveis à mesa. O ano 2020 ficará marcado sobretudo por um regresso à terra e às origens, dando destaque aos produtos naturais.

De seguida, apresentamos algumas das principais tendências gastronómicas para 2020.

 

1. Alimentação natural e saudável em alta

A busca crescente por alimentos naturais veio para ficar, sendo uma das tendências gastronómicas para 2020. Assistimos globalmente a um crescimento da procura de produtos orgânicos e ingredientes naturais, como frutas e legumes. Consequentemente, surge uma rejeição dos alimentos processados, repletos de corantes e conservantes.

Hoje em dia, comer de forma saudável representa muito mais do que ingerir maioritariamente saladas ou sopas. É recorrente a substituição de alimentos processados por alimentos mais naturais e saudáveis. Um exemplo é o recurso ao açúcar de coco, stevia ou mel em substituição do açúcar refinado. Também o óleo de girassol vem sendo trocado por bom azeite, óleo de coco ou óleo de sésamo. Até nas farinhas, a de aveia, linhaça ou amêndoa têm vindo a substituir a farinha de trigo.

No que à fast food diz respeito, ainda levará tempo para que perca a sua força no mercado. No entanto, existem cada vez mais pessoas a procurar opções alimentares saudáveis. A crescente oferta de comida vegan, vegetariana, sem lactose ou sem glúten veio facilitar o acesso a refeições mais salutares.

 

2. Consciencialização para a sustentabilidade

Desperdício Zero ou Trash Cooking será, sem dúvida, uma das grandes tendências gastronómicas em 2020. Falamos da reutilização de sobras de ingredientes em novas receitas ou preparados. Por exemplo, as cascas de legumes e frutas podem ser a base para criar novos conceitos e aromas. Também os talos dos vegetais podem ser aproveitados para fazer caldos ou purés.

A criação de hortas nos próprios restaurantes é também cada vez mais comum. Assim, é possível desfrutar de uma refeição orgânica, com ingredientes 100% frescos e de modo mais sustentável.

Minimizar o desperdício e defender o ambiente são ideias cada vez mais importantes para os chefs de cozinha. São também formas de se reinventarem, ajudando à consciencialização do consumidor final para a sustentabilidade.

A redução do uso de embalagens de plástico será outra das tendências gastronómicas para 2020, através da criação de alternativas. A substituição de palhinhas, copos e pratos de plástico por materiais reutilizáveis (bambu, porcelana, vidro e metal) tem crescido. Para além de diminuir a utilização do plástico, aumenta a consciencialização para a redução da pegada ecológica humana no planeta.

 

3. Regresso às origens, uma das fortes tendências gastronómicas para 2020

Voltar às origens é voltar ao mercado local e valorizar o que é nacional. Privilegiar os produtos regionais e de época é um conceito cada vez mais presente nos melhores restaurantes do nosso país. O resultado são refeições repletas de recordações, que nos fazem lembrar as nossas mães e avós à volta do fogão.

Para além de nos trazerem memórias felizes, estas refeições são, por norma, mais económicas e saudáveis. A recuperação da cozinha tradicional portuguesa desperta a nostalgia nos clientes e valoriza o que de melhor temos em Portugal.

 

4. “Grab and Go” e “Entregas em Casa”

Apesar de diferentes, estes dois conceitos têm conseguido cativar cada vez mais seguidores. O ritmo acelerado do quotidiano nem sempre permite dedicar muito tempo à preparação das refeições. Como tal, estas duas soluções acabam por tornar os nossos dias mais fáceis.

O grab and go (pegar e levar) prova que a fast food não tem de representar sempre um perigo nutricional. Consiste num serviço baseado em expositores com comida pronta a consumir. Os produtos são por norma bem confecionados, frescos e saudáveis.

Este conceito abrange todas as categorias alimentares, desde bebidas a refeições leves. Os alimentos disponíveis podem até cumprir os requisitos de vários tipos de dieta (vegan, vegetariana ou celíaca).

A entrega de comida ao domicílio tem despertado também um interesse crescente. É cada vez mais frequente os restaurantes estabelecerem parcerias com aplicações de serviços de entrega. Já é possível programar um jantar com amigos ou família sem sair de casa e sem ter trabalho na sua preparação.

Estas duas tendências são adotadas principalmente pelos millennials, que procuram comer com qualidade, mas sem despender muito tempo.

 

5. A moda das bowls

As refeições em taças estão cada vez mais em voga, sendo uma tendência gastronómicas que se prolonga em 2020.

As bowls têm a particularidade de se ajustar a qualquer tipo de comida, desde pratos quentes, sobremesas, mix de frutas ou saladas. São tão versáteis que podem ser consumidas no lanche da manhã, da tarde ou numa das refeições principais.

Para além disso, conseguem também adaptar-se a diferentes preferências alimentares, desde o vegetariano ou vegano até ao apreciador de carne. Permitem ainda dar um impacto visual forte e apelativo ao prato, aguçando a curiosidade do mais tradicional dos consumidores.

 

6. Alimentos probióticos

Os alimentos probióticos ou fermentados não são uma novidade, mas irão continuar a constituir uma das tendências gastronómicas de 2020.

Estes alimentos são ricos nutricionalmente e melhoram a saúde intestinal, mesmo para quem sofre de intolerância à lactose. Ajudam também na produção de anticorpos importantes para a nossa saúde. Fazem parte dos probióticos alimentos como iogurte, kefir, kombucha, kimchi, miso e queijo envelhecido.

 

Na Costa Verde, estamos sempre a par das novas tendências globais, não só no que diz respeito à porcelana, mas também em tudo o que a envolve.  Os conceitos de sustentabilidade e consciencialização há muito que fazem parte do nosso dia a dia. Somos certificados com o Sistema de Gestão Ambiental, pelo que nos orgulhamos de contribuir ativamente para preservar o meio ambiente.

Reduza a utilização do plástico nas suas refeições e opte pela qualidade dos produtos de porcelana Costa Verde. Para além de dar requinte à sua refeição, estará a ajudar o planeta.

Agora que já conhece algumas das tendências gastronómicas para 2020, venha fazer parte do futuro! Visite o nosso site e conheça nos nossos catálogos todas as opções disponíveis. Descubra a linha Universal e as suas bowls, ou a linha Duo, utilizada nos melhores restaurantes de cozinha tradicional portuguesa.

 

CONHECER COSTA VERDE

 


 

Subscreva o nosso blog!