Dieta mediterrânica: Uma opção saudável para todo o ano!

A dieta mediterrânica é quase sempre associada às estações mais quentes do ano. É na primavera e no verão, enquanto desfrutamos do sol e da praia, que mais ouvimos falar deste regime alimentar.

Frutas frescas e saladas variadas acompanham os momentos de descontração e ajudam a refrescar os dias quentes. No entanto, quando chega o inverno, com o frio e a chuva, tendemos a esquecer os princípios desta dieta. Será isto inevitável?

A dieta mediterrânica pode e deve ser mantida ao longo de todo o ano. Afinal, o inverno também existe nos territórios mediterrânicos e há várias soluções para manter uma alimentação saudável nesta época.

Os dias frios, escuros e chuvosos promovem a procura de alimentos mais quentes e reconfortantes. Às vezes, fazemos escolhas menos saudáveis e descuramos o consumo de vegetais.

Note, contudo, que as estações do ano mudam e a nossa alimentação deve adaptar-se às mudanças. Dessa forma, estaremos a respeitar a sazonalidade dos produtos, aproveitando o sabor natural dos alimentos. Conseguiremos, ao mesmo tempo, zelar pela nossa saúde e pelo meio ambiente.

 

Princípios da dieta mediterrânica

A dieta mediterrânica segue alguns princípios básicos que, na generalidade, são muito fáceis de cumprir. A frugalidade e uma cozinha simples, com preparações que protegem ao máximo os nutrientes, estão na sua base.

  • As sopas, os cozidos, os ensopados e as caldeiradas são opções deliciosas para o inverno;
  • Igualmente importante é a orientação para produtos vegetais frescos e da época, que sejam produzidos localmente;
  • Devemos valorizar o consumo de fruta, leguminosas, tanto secas como frescas, e pão de qualidade;
  • Cereais pouco refinados e oleaginosas devem também fazer parte da nossa alimentação;
  • A ingestão de laticínios deve ser moderada;
  • As ervas aromáticas, quando usadas adequadamente para tempero, são uma boa ajuda para minimizar o uso de sal;
  • Devemos optar pelo azeite como principal fonte de gordura e evitar ingerir alimentos fritos;
  • A dieta mediterrânica aconselha a água, natural ou em infusões, como principal bebida ao longo do dia;
  • Recomenda-se também o consumo moderado de vinho, para acompanhar as refeições principais.

 

O saudável convívio mediterrânico

O convívio à mesa é, inegavelmente, uma tradição dos povos mediterrânicos. A partilha de refeições com amigos e familiares faz parte da cultura dos países próximos do Mar Mediterrâneo.

Na Costa Verde, partilhamos consigo estes momentos de alegria e de sã convivência, produzindo peças de porcelana de excelência que ajudam a embelezar a sua mesa. Estamos também atentos às opções mais saudáveis para a sua alimentação.

A dieta mediterrânica é uma excelente opção, tanto na época de calor, como nas estações mais frias. Alternando entre frutas e saladas no verão, ou entre sopas e legumes no inverno, é fácil ser saudável durante todo o ano. Basta adaptar as suas refeições ao que a Natureza lhe oferece em cada época.

 


 

Subscreva o nosso blog!