O que Procuram os Millennials na Hotelaria e Restauração?

O mundo está em transformação profunda e os millenials são inegavelmente uma das razões para tal. De facto, assiste-se hoje a uma transição de poder entre gerações e os Millennials estão cada vez mais a assumir o controlo. São estes os indivíduos que têm vindo a condicionar uma mudança gradual em todas as áreas.

Marcas, empresas e negócios desdobram-se em novas abordagens com o intuito de cativar a denominada Geração Y. Nesta corrida por atrair a sua atenção, a hotelaria e restauração não podem ficar para trás.

 

Quem são, afinal, os Millennials?

Millennials é a designação utilizada para categorizar as pessoas nascidas entre 1980 e 2000. A nomenclatura foi criada por dois autores americanos, William Strauss e Neil Howe, no ano 1991.

Falamos, então, de um conjunto de indivíduos que terão hoje entre 20 e 40 anos de idade, aproximadamente. Também designados por Geração Y, são os filhos da Geração X e netos dos chamados baby boomers.

Trata-se de uma geração altamente informada. Viveu a maior parte da sua vida já no seio da internet, permanentemente rodeada de tecnologia, de equipamentos eletrónicos e num mundo digital.

Prevê-se que, em 2025, a Geração Y venha a representar 75% do mercado laboral a nível mundial. Deste modo, torna-se fácil compreender a sua importância e crescente poder no panorama de consumo global.

 

Qual a sua influência na hotelaria e restauração?

Os indivíduos da Geração Y procuram experiências singulares e personalizadas, tanto na hotelaria como na restauração.

De um modo geral, os Millennials têm sérias preocupações ambientais e valorizam ingredientes locais e sustentáveis. Além disso, consomem cada vez mais produtos orgânicos e preferencialmente certificados. Talvez pelo permanente acesso à informação, esta geração é consciente e sabe bem a importância da sustentabilidade.

São também ponderados nos gastos e preocupados com a poupança. A sua procura por comida saudável a um preço razoável levou ao crescimento de novas soluções de restauração. É a origem dos restaurantes fast-casual e das populares food-trucks. Nestas carrinhas, é possível encontrar pratos 100% personalizáveis ao gosto de cada um, num ambiente agradável e descontraído.

Quanto à hotelaria, os Millennials começam a viajar bastante cedo e encaram o mundo como um lugar global. Viajantes frequentes, procuram experiências culturais ou de aventura, um pouco por todo o mundo. São criteriosos e baseiam todas as suas escolhas numa rede social de partilha, à qual estão quase permanentemente ligados. Comparam opiniões e avaliam comentários antes de elegerem o hotel, o voo ou o destino que procuram.

 

Como se caracteriza a restauração Millennial?

Para estarem à altura das exigências dos Millennials, os restaurantes devem cumprir certos requisitos essenciais. O social media é, sem dúvida, o canal de comunicação a dominar para conseguir o envolvimento desta geração. Nos próprios espaços de restauração, a tecnologia terá que permitir um acesso permanente às redes digitais.

Pratos e menus deverão alternar entre fast food e deli food, não se prevendo que nenhuma saia de moda. Mas os ingredientes terão de ter qualidade e deverão ser produzidos de forma sustentável.

As bebidas de inspiração rústica são também uma enorme tendência. As cervejas artesanais estão já em franca expansão e brevemente assistiremos ao aparecimento de alternativas surpreendentes. Vinhos e cidras naturais, por exemplo, poderão ser a próxima tendência entre os Millennials. Não deixa de ser curioso que uma geração tão exposta à tecnologia tenha este notório fascínio por produtos artesanais.

 

Nascida em 1992, a Costa Verde é também uma empresa Millennial! No desenvolvimento e apresentação de novas linhas de porcelana, manifesta uma forte preocupação com as necessidades da Geração Y.

Presente em mais de 50 geografias em todo o mundo, está consciente das alterações culturais e sociais à escala global. Continuará, assim, a trabalhar em coordenação com importantes interlocutores para oferecer as melhores soluções a um mundo em permanente mudança.

 


 

Subscreva o nosso blog!