Fábrica

Criada com recurso a equipamentos da mais avançada tecnologia de origem alemã e matérias-primas nacionais e estrangeiras rigorosamente selecionadas, a porcelana Costa Verde prima pelo elevado índice de qualidade.

A fábrica conta com um impressionante parque de máquinas:

0
Máquina de enchimento automático
0
Forno de decoração com 60 metros
0
Prensas isostáticas
0
Fornos de vidrado com 60 e 75 metros
0
Fornos de chacota com 50 e 65 metros
0
Máquinas de enchimento em alta pressão
0
Máquinas de contramoldagem do tipo Roller

Eficiência energética

A Costa Verde monitoriza os tipos de energia consumida nos diferentes equipamentos. Foram instalados sistemas de recuperação de ar quente que permitem a redução das emissões de CO2 e uma diminuição de 10% nos custos energéticos.

Em parceria com a Helexia, foram colocados 3.696 painéis fotovoltaicos na cobertura das instalações da Costa Verde, dando origem a uma central com a potência de 1.000 Kw.

A produção de energia elétrica para autoconsumo resultou em múltiplas vantagens:

  • Redução de 20% nos custos com energia elétrica;
  • Melhoria em 3,5% da eficiência energética;
  • Produção de energia limpa e 100% renovável (menos 620 toneladas de CO2 emitidas por ano);
  • Produção própria de 25% da energia elétrica consumida;
  • Rentabilização da cobertura da fábrica.
A Costa Verde tem um sistema de gestão de energia (certificação ISO 50001). Assim reduzimos o consumo energético e a pegada ambiental.

Projetos

Cerwave

Cerwave

Focado na cozedura de porcelana assistida por micro-ondas, com o objetivo de reduzir o consumo energético, obter ciclos de cozedura mais curtos e reduzir as emissões de CO2.

Robocer

Robocer

Projeto de impressão 3D em pasta de porcelana.

Premicer

Premicer

Iniciativa desenvolvida em parceria com o INL e o CTCV que visa melhorar as características técnicas do produto através da aplicação da nanotecnologia.

Prensa Isostática de Chávenas

Prensa Isostática de Chávenas

Máquina que permite a colagem robotizada de asas permitiu ganhos de 25% no custo de produção e uma melhoria de 31% na qualidade.

Printcer3D

Printcer3D

Solução de impressão 3D por inkjet em pó de porcelana.

Kaizen

Kaizen

Através da reestruturação e otimização nos postos de trabalho, este projeto iniciado em 2007 melhorou a produtividade e o lead time do produto. Numa segunda fase, foi implementado aos setores administrativo e comercial, estando neste momento toda a organização orientada sob o Sistema Kaizen.

FRHM – Fully Ready Handle Machine

FRHM – Fully Ready Handle Machine

Projeto inteiramente desenvolvido pela Costa Verde que resultou na criação de uma máquina de enchimento em alta pressão aplicado à produção de asas prontas para colagem. O equipamento é comercializado pelo construtor alemão SAMA.

Scanner 3D – Reverse Engineering

Scanner 3D – Reverse Engineering

Tem como objetivo a digitalização imediata em 3D de todo e qualquer produto, molde ou objeto, obtendo perfis e cotas de uma forma muito rápida e a cores.

MES – Manufacturing Execution System

MES – Manufacturing Execution System

Solução desenvolvida pela Critical Manufacturing lê em tempo real os dados gerados por equipamentos inteligentes, tais como autómatos, robots e sensores, e permite à Costa Verde uma maior eficiência operacional. Assim, as encomendas dos clientes são tratadas nos equipamentos produtivos, em comunicação direta com o ERP. A iniciativa explora algumas conceções inovadoras no âmbito da Indústria 4.0, estando a Costa Verde preparada para alargar o conceito no futuro.

Minimum

Minimum

Projeto de criação de peças de porcelana ecológicas desenvolvido pela Costa Verde em parceria com o CTCV, o CENCAL e o LNEG. Da utilização de matérias-primas recicladas, provenientes das lamas da estação de tratamento de águas, resulta um conjunto de cozinha multifuncional e amigo do ambiente, resistente ao micro-ondas, forno, frigorifico e congelador.