Investigação, Desenvolvimento e Inovação

Investigação, Desenvolvimento e Inovação

A inovação é um dos motores estratégicos da Costa Verde e, por isso, uma área de conhecimento em que a empresa aposta há muito. Seja para o desenvolvimento de um novo produto ou para a escolha de novos equipamentos e sistemas de apoio à conceção e produção, o sucesso depende essencialmente da forma como a tecnologia é gerida.

Naquela que é uma das fabricantes de porcelana mais modernas do mundo, são desenvolvidos projetos tecnológicos para assegurar a melhoria contínua e diferenciação dos produtos no mercado.

Na prática, a gestão da inovação inclui uma larga gama de atividades, como gestão estratégica, gestão da investigação e desenvolvimento, gestão do processo de desenvolvimento de novos produtos/serviços, gestão da transferência de tecnologia entre a empresa e entidades externas, gestão da qualidade e gestão de recursos humanos.

Costa Verde

Projetos

Projetos

Conheça alguns dos projetos que temos vindo a desenvolver.

Projeto FLASHPor

Projeto FLASHPor

O Projeto FLASHPor, realizado em parceria com a Universidade de Aveiro e a Cerinnov, visa estudar a utilização da tecnologia FLASH no processo de sinterização da porcelana. Pretende-se desenvolver novas composições de porcelana e fornos recorrendo à cozedura por FLASH.
Saiba mais aqui!

Cerwave

Cerwave

Focado na cozedura de porcelana assistida por micro-ondas, com o objetivo de reduzir o consumo energético, obter ciclos de cozedura mais curtos e reduzir as emissões de CO2.

Robocer

Robocer

Projeto de impressão 3D em pasta de porcelana.

Scanner 3D – Reverse Engineering

Scanner 3D – Reverse Engineering

Tem como objetivo a digitalização imediata em 3D de todo e qualquer produto, molde ou objeto, obtendo perfis e cotas de uma forma muito rápida e a cores.

Kaizen

Kaizen

Através da reestruturação e otimização nos postos de trabalho, este projeto iniciado em 2007 melhorou a produtividade e o lead time do produto. Numa segunda fase, foi implementado aos setores administrativo e comercial, estando neste momento toda a organização orientada sob o Sistema Kaizen.

Printcer3D

Printcer3D

Solução de impressão 3D por inkjet em pó de porcelana.

FRHM – Fully Ready Handle Machine

FRHM – Fully Ready Handle Machine

Projeto inteiramente desenvolvido pela Costa Verde que resultou na criação de uma máquina de enchimento em alta pressão aplicado à produção de asas prontas para colagem. O equipamento é comercializado pelo construtor alemão SAMA.

Prensa Isostática de Chávenas

Prensa Isostática de Chávenas

Máquina que permite a colagem robotizada de asas permitiu ganhos de 25% no custo de produção e uma melhoria de 31% na qualidade.

MES – Manufacturing Execution System

MES – Manufacturing Execution System

Solução desenvolvida pela Critical Manufacturing lê em tempo real os dados gerados por equipamentos inteligentes, tais como autómatos, robots e sensores, e permite à Costa Verde uma maior eficiência operacional. Assim, as encomendas dos clientes são tratadas nos equipamentos produtivos, em comunicação direta com o ERP. A iniciativa explora algumas conceções inovadoras no âmbito da Indústria 4.0, estando a Costa Verde preparada para alargar o conceito no futuro.

Premicer

Premicer

Iniciativa desenvolvida em parceria com o INL e o CTCV que visa melhorar as características técnicas do produto através da aplicação da nanotecnologia.

Minimum

Minimum

Projeto de criação de peças de porcelana ecológicas desenvolvido pela Costa Verde em parceria com o CTCV, o CENCAL e o LNEG. Da utilização de matérias-primas recicladas, provenientes das lamas da estação de tratamento de águas, resulta um conjunto de cozinha multifuncional e amigo do ambiente, resistente ao micro-ondas, forno, frigorifico e congelador.

Conheça outras áreas de certificação