Carrinho

Curiosidades e regras de etiqueta à mesa pelo mundo!

table etiquette rules

As regras de etiqueta à mesa não devem servir apenas para quando frequenta hotéis e restaurantes ou é convidado para uma refeição em casa de alguém. Se mantiver esses bons hábitos diariamente, em família, vai estar a dar um bom exemplo aos mais novos. Por outro lado, cultivar as regras de etiqueta como rotinas ajuda a mantê-las e a aplicá-las naturalmente, onde quer que se encontre.

Os costumes em sociedade variam muito de país para país, de acordo com as respetivas culturas e tradições. Neste artigo, partilhamos consigo algumas das mais curiosas regras de etiqueta à mesa em diferentes partes do mundo.

6 Regras de etiqueta à mesa pelo mundo

1. Tirar os sapatos para comer

Antes de entrar nas casas japonesas, é costume tirar os sapatos que se usaram na rua. Caso seja convidado para visitar a casa de alguém no Japão, para uma refeição, por exemplo, lembre-se que deve tirar os sapatos antes de entrar. Este hábito é visto como um sinal de respeito pelos anfitriões.

2. Comer com as mãos

Se estiver no Chile, pense duas vezes antes de pousar os talheres e tocar na comida com as mãos. Neste país, esse hábito é considerado uma grave falta de higiene, portanto, nunca deve pegar em nenhum alimento diretamente com as suas mãos.

Curiosamente, no México, as regras de etiqueta à mesa são mais informais. Neste país, alguém que use talheres para tudo ao longo da refeição corre o risco de ser visto como uma pessoa pretensiosa e arrogante.

3. Chegar elegantemente atrasado

Em certas partes do globo, chegar alguns minutos depois da hora marcada não é encarado como falta de educação. Um pequeno atraso em compromissos sociais, como uma refeição, pode até ser percebido como elegante.

Em contrapartida, na grande maioria dos países europeus, este hábito é considerado uma falta de respeito e deve ser sempre evitado.

4. Sorver ruidosamente a sopa

Em alguns países do Oriente, como o Japão, comer a sopa fazendo barulho é interpretado como um sinal de prazer e uma forma de elogio a quem a preparou.

Contudo, se estiver no Reino Unido, sorver com ruído a sopa, ou o chá, é considerado deselegante e uma quebra grave das mais básicas regras de etiqueta à mesa.

5. Beijar o pão

Em várias culturas pelo mundo fora, o pão é visto como um alimento quase sagrado. No Médio Oriente, se deixar cair pão ao chão durante a refeição, não o deite fora. Deve apanhá-lo, sacudir eventuais impurezas e beijá-lo, antes de o voltar a colocar na mesa.

Em certas regiões de Itália, e até mesmo em Portugal, podemos observar este hábito entre os mais velhos.

6. Comer com pauzinhos

Nos países orientais, os talheres a que estamos acostumados na Europa (faca, garfo e colher) são substituídos por dois pauzinhos, geralmente feitos de bambu (hashi).

Para além de exigirem alguma destreza para os manusear, saiba que nunca deve deixá-los espetados na vertical numa taça. Isso é considerado uma séria afronta a quem preparou a refeição!

Como vimos, as regras de etiqueta à mesa são muito variáveis. Hábitos que são normais em certos países podem ser considerados deselegantes (ou até mesmo ofensivos) noutras culturas.

O mais importante no que diz respeito às boas maneiras é saber estar, mas também saber adaptar-se.

Se viajar para um país culturalmente muito diferente, deve informar-se previamente sobre as normas de etiqueta ali praticadas. Assim, irá sempre fazer boa figura à mesa!

 


 

Subscreva o nosso blog!

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email