Mise en place: Componha a sua mesa para ocasiões especiais!

O mise en place é um termo francês muito utilizado no mundo da gastronomia. No sentido literal, significa “pôr em ordem”. O conceito aplica-se não só à confeção dos alimentos, mas também à disposição da mesa onde estes são servidos.

Na hora de realizar o mise en place da sua mesa para uma ocasião importante, não deve esquecer alguns detalhes. Confie nas nossas dicas, para que o momento não seja apenas especial, mas igualmente inesquecível.

 

7 Dicas de mise en place para uma ocasião especial

 

1. Ementa

Antes de pensar na louça e nos copos, faça uma reflexão sobre o que vai servir como refeição e bebidas. Não se esqueça de que, se se trata de uma ocasião especial e inesquecível, o menu deve ser igualmente exclusivo.

 

2. Roupa de mesa

No mise en place, a roupa de mesa é muitíssimo importante. Esta deve ser confortável, de tecido claro e de qualidade. Cores como branco, marfim e pérola são soluções seguras e elegantes. Descarte, por sua vez, tons garridos ou escuros.

É recomendável que opte por guardanapos de tecido. Além disso, a mesa deve ser confortável, pelo que pode utilizar um protetor ligeiramente acolchoado.

 

3. Cutelaria

Na hora de escolher a cutelaria, opte por uma linha simples com, pelo menos, 4 mm de espessura. Ofereça peças com corpo, mas de formas intemporais. Pode recorrer a talheres dourados ou escovados, sendo a opção do acabamento normal brilhante a mais consensual.

A disposição da cutelaria deve seguir as regras básicas de etiqueta e protocolo. Ou seja, deve ser colocada na ordem inversa à sua utilização.

 

4. Porcelana

No respeitante à porcelana, adote uma linha em branco ou com um pequeno detalhe, seja anagrama, filagem ou banda decorada. Escolha tons suaves ou cores metálicas, como ouro ou platina.

Na Costa Verde, dispomos de linhas cuidadosamente criadas para momentos especiais. Permita-nos apresentar-lhe a Saturno, nas suas diversas versões, a Eclipse, de caráter descentrado, e a moderna Opera, sem nunca esquecer a orgânica linha Isola. Qualquer uma oferece soluções de operação bastante interessantes, sendo a garantia de sucesso do mise en place.

 

5. Disposição

A disposição da mesa deve depender da forma como vai servir a refeição. No serviço à americana, os pratos já vêm compostos da cozinha. No tradicional, por sua vez, a refeição é servida no lugar.

Importante é também contar com pratos marcadores para, assim, “marcar” cada lugar. No caso do serviço tradicional, considere ainda um prato raso e um de sopa. Não se esqueça do prato de pão.

 

6. Copos

Os copos são igualmente importantíssimos no mise en place, tendo em conta que são as peças mais altas em presença na mesa. A sua forma deve ser adequada ao serviço de porcelana e cutelaria, mas acima de tudo às bebidas que vai servir, sejam água, vinho tinto, vinho branco ou champanhe.

Também neste ponto existem diversas opções a considerar, uma vez que nem sempre são necessários quatro tipos de copo. Estes elementos devem ser colocados de frente, do lado direito.

 

7. Decoração

Por fim, e quanto à decoração geral da mesa, esta deve ser simples e central. Recorra preferencialmente a flores naturais ou a castiçais. Mas certifique-se de que estes não se tornam obstáculos à visão.

 


 

Ocasiões especiais merecem ementas requintadas! Contudo, sabemos que nem sempre as ideias fluem e que encontrar o menu adequado pode ser uma tarefa difícil. Damos-lhe, por isso, uma ajuda.

Se pretende surpreender os seus amigos e familiares com um almoço ou jantar sofisticado, renda-se às nossas sugestões. Faça download GRÁTIS do nosso ebook e encontre 9 receitas do Chef Tony Martins. Haverá melhor forma de impressionar?