Empratamento: Dicas para apresentar os seus pratos com arte!

Empratamento remete para magia e arte na cozinha. Existem várias correntes sobre esta temática. A visão de que partilhamos, na Costa Verde, resulta do trabalho realizado em Portugal e nos vários mercados internacionais.

Queremos proporcionar o palco de sucesso dos seus alimentos e confeções. Neste artigo, apresentamos-lhe algumas dicas simples, que irão, sem dúvida, marcar a diferença na hora de apresentar os seus pratos.

 

7 Dicas de empratamento para surpreender à mesa

 

1. Opte por louças brancas

Durante o empratamento, o prato funciona como um quadro, que poderá pintar com alimentos. Este terá necessariamente de ser elegante para contrastar com as diversas iguarias. Permita-nos, primeiramente, propor uma qualquer peça Costa Verde em branco. Optar por um artigo desta cor permitir-lhe-á criar uma tela na qual irá exprimir toda a sua magia e arte.

 

2. Recorra à simplicidade

Uma outra dica extremamente útil é seguir a velha máxima keep it simple. A ideia tecida por Leonardo da Vinci de que “a simplicidade é o último grau da sofisticação” vai de encontro ao que defendemos na Costa Verde.

 

3. Dê destaque a um alimento

Lembre-se de que less is more e escolha um ingrediente especial para dar destaque ao seu empratamento. Poderá tratar-se de carne, pasta, peixe ou simplesmente um legume. Utilize os restantes ingredientes para decorar, para criar magia e arte! Dessa forma, irá centrar a atenção no elemento principal.

 

4. Brinque com diferentes cores e texturas

Porque estamos a falar de arte, recorra a cores, assim como a alimentos com texturas. Permita-se viajar no mundo das sensações. Uma refeição na qual existe um cuidado especial com o empratamento visa muito mais do que a satisfação de uma necessidade da conhecida pirâmide de Maslow. É, ademais, um momento social, no qual as pessoas estão abertas à experiência.

 

5. Preste atenção à quantidade

É importante certificar-se de que disponibiliza a quantidade certa de comida no prato. Esta velha variável é, às vezes, desprezada quando está em causa cozinha de autor ou um empratamento mais refinado. Encontrar a medida ideal não é fácil. Por isso, tenha sempre em conta as pessoas que vai servir.

 

6. Ofereça refeições equilibradas

Componha um prato com as proteínas, hidratos de carbono e legumes necessários para conseguir uma refeição equilibrada.

 

7. Dê um toque final

Por fim, apresente o prato limpo, removendo possíveis migalhas e pingos de molhos que possam ter caído durante o empratamento. Estes elementos irão, com toda a certeza, criar ruído no seu prato.

 

Se o seu objetivo é criar um bom empratamento com as suas iguarias, não se esqueça da regra mais importante: Divirta-se na cozinha, com arte e magia!

 


 

Já tem as regras de ouro para brilhar a compor os pratos mas faltam ideias de receitas? Quer surpreender com uma ementa requintada e um empratamento único? Encontre no nosso ebook 9 Receitas de Chef para impressionar! Ocasiões especiais merecem ementas requintadas! Faça o download gratuito e marque a diferença entre amigos e familiares.