Carrinho

Empratamento: Dicas para apresentar os seus pratos com arte!

Empratamento

Empratamento remete para magia e arte na cozinha. Existem várias correntes sobre esta temática. A visão de que partilhamos, na Costa Verde, resulta do trabalho realizado em Portugal e nos vários mercados internacionais.

Queremos proporcionar o palco de sucesso dos seus alimentos e confeções. Neste artigo, apresentamos-lhe algumas dicas simples, que irão, sem dúvida, marcar a diferença na hora de apresentar os seus pratos.

 

7 Dicas de empratamento para surpreender à mesa

 

1. Opte por louças brancas

Durante o empratamento, o prato funciona como um quadro, que poderá pintar com alimentos. Este terá necessariamente de ser elegante para contrastar com as diversas iguarias. Permita-nos, primeiramente, propor uma qualquer peça Costa Verde em branco. Optar por um artigo desta cor permitir-lhe-á criar uma tela na qual irá exprimir toda a sua magia e arte.

 

2. Recorra à simplicidade

Uma outra dica extremamente útil é seguir a velha máxima keep it simple. A ideia tecida por Leonardo da Vinci de que “a simplicidade é o último grau da sofisticação” vai de encontro ao que defendemos na Costa Verde.

 

3. Dê destaque a um alimento

Lembre-se de que less is more e escolha um ingrediente especial para dar destaque ao seu empratamento. Poderá tratar-se de carne, pasta, peixe ou simplesmente um legume. Utilize os restantes ingredientes para decorar, para criar magia e arte! Dessa forma, irá centrar a atenção no elemento principal.

 

4. Brinque com diferentes cores e texturas

Porque estamos a falar de arte, recorra a cores, assim como a alimentos com texturas. Permita-se viajar no mundo das sensações. Uma refeição na qual existe um cuidado especial com o empratamento visa muito mais do que a satisfação de uma necessidade da conhecida pirâmide de Maslow. É, ademais, um momento social, no qual as pessoas estão abertas à experiência.

 

5. Preste atenção à quantidade

É importante certificar-se de que disponibiliza a quantidade certa de comida no prato. Esta velha variável é, às vezes, desprezada quando está em causa cozinha de autor ou um empratamento mais refinado. Encontrar a medida ideal não é fácil. Por isso, tenha sempre em conta as pessoas que vai servir.

 

6. Ofereça refeições equilibradas

Componha um prato com as proteínas, hidratos de carbono e legumes necessários para conseguir uma refeição equilibrada.

 

7. Dê um toque final

Por fim, apresente o prato limpo, removendo possíveis migalhas e pingos de molhos que possam ter caído durante o empratamento. Estes elementos irão, com toda a certeza, criar ruído no seu prato.

 

Se o seu objetivo é criar um bom empratamento com as suas iguarias, não se esqueça da regra mais importante: Divirta-se na cozinha, com arte e magia!

 


 

Já tem as regras de ouro para brilhar a compor os pratos mas faltam ideias de receitas? Quer surpreender com uma ementa requintada e um empratamento único? Encontre no nosso ebook 9 Receitas de Chef para impressionar! Ocasiões especiais merecem ementas requintadas! Faça o download gratuito e marque a diferença entre amigos e familiares.

 

 

2 thoughts on “Empratamento: Dicas para apresentar os seus pratos com arte!

    1. Gestor Loja

      Obrigado Francisco!

      Reply
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email