Carrinho

O que é o serviço à Francesa?

Imagem ilustrativa do artigo “O que é o serviço à francesa” - 3 pratos sobrepostos da coleção Ecos, sendo o prato de cima um prato de sopa com um caldo de tomate e tomates cherry cortados, vermelhos e amarelos acompanhados de ervas aromáticas a decorar a borda do prato.

O Serviço à Francesa é, de entre todos os outros, o mais requintado e com um maior nível de elegância e cuidado e, por isso, o menos usado nas festividades mais comuns do nosso dia a dia. Este tipo de serviço por norma deve ser realizado somente em ocasiões especiais, como por exemplo, casamentos, jantares formais, entre outros. 

Para muitos de nós ocasiões especiais é um simples almoço de domingo com a nossa família e amigos, e porque não surpreendê-los e presenteá-los com o mais alto nível?

Regras e Etiquetas de organização 

Para atingir a excelência e qualidade com este serviço, deverá observar uma série de regras para garantir o sucesso da ocasião, bem como a sua perfeição e elegância. 

Um facto que para muitos pode ser exagerado é a quantidade empregados de mesa necessários por cada convidado. O Serviço à Francesa estabelece um total de cinco empregados por cada pessoa a servir, de forma a satisfazer devidamente os pedidos e necessidades de todos. A refeição é disponibilizada numa travessa, convidando as pessoas a tomarem a liberdade de se servirem.

Relativamente ao menu, este deve ser pensado com base no tema da refeição ou evento, e claro, no gosto pessoal dos convidados e anfitriões. O menu deve ser dividido entre entradas, pratos quentes, acompanhamentos e, por fim, sobremesas. 

O mesmo acontece com as bebidas. Primeiramente, é servida água, seguida dos vinhos e por último, o champanhe que será servido com as sobremesas ou no momento do brinde. 

Como organizar a mesa 

No Serviço à Francesa, todo o mise en place respeita uma sequência muito própria deste tipo de serviço. Para cada um dos convidados deve ser colocado um prato raso sobre um prato de apresentação, acompanhado de um guardanapo.

Os talheres devem seguir uma ordem de dentro para fora. As facas ficam à direita do prato seguindo a seguinte ordem: faca para carne, faca para peixe e uma colher de sopa. Os garfos são colocados à sua esquerda, também seguindo a mesma ordem.   

Já os copos são posicionados na seguinte ordem: o de vinho tinto na direção da ponta da faca de carne, o de água à esquerda, o de vinho branco à direita e o de champanhe entre os copos de água e vinho.

Como servir 

No Serviço à Francesa as senhoras começam por se servir primeiro e só depois os homens. Por norma, a primeira senhora e homem a servirem-se são os anfitriões. E atenção, só poderão iniciar a refeição depois de todos os convidados terem a refeição diante de si.

O levantamento dos pratos é feito pela esquerda e a sua colocação pela direita da pessoa a servir, assim como as bebidas. 

 

Estas são as principais características e vantagens de um Serviço à Francesa

Esperemos que com a nossa ajuda já estejam aptos para o recriar com requinte e excelência e, mais importante, com os produtos da Costa Verde, que oferecem uma multiplicidade de soluções de coleções e peças, de reconhecido valor e qualidade, utilizadas pelos mais exigentes Chefs de cozinha e de sala, e que por certo lhe vão dar um toque muitíssimo especial na hora de servir.

 

Ver Coleções costa verde

 


 

Subscreva o nosso blog!

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email