As regras de etiqueta à mesa não devem servir apenas para quando frequenta hotéis e restaurantes ou é convidado para uma refeição em casa de alguém. Se mantiver esses bons hábitos diariamente, em família, vai estar a dar um bom exemplo aos mais novos. Por outro lado, cultivar as regras de etiqueta como rotinas ajuda a mantê-las e a aplicá-las naturalmente, onde quer que se encontre.
Os costumes em sociedade variam muito de país para país, de acordo com as respetivas culturas e tradições. Neste artigo, partilhamos consigo algumas das mais curiosas regras de etiqueta à mesa em diferentes partes do mundo.
Antes de entrar nas casas japonesas, é costume tirar os sapatos que se usaram na rua. Caso seja convidado para visitar a casa de alguém no Japão, para uma refeição, por exemplo, lembre-se que deve tirar os sapatos antes de entrar. Este hábito é visto como um sinal de respeito pelos anfitriões.
Se estiver no Chile, pense duas vezes antes de pousar os talheres e tocar na comida com as mãos. Neste país, esse hábito é considerado uma grave falta de higiene, portanto, nunca deve pegar em nenhum alimento diretamente com as suas mãos.
Curiosamente, no México, as regras de etiqueta à mesa são mais informais. Neste país, alguém que use talheres para tudo ao longo da refeição corre o risco de ser visto como uma pessoa pretensiosa e arrogante.
Em certas partes do globo, chegar alguns minutos depois da hora marcada não é encarado como falta de educação. Um pequeno atraso em compromissos sociais, como uma refeição, pode até ser percebido como elegante.
Em contrapartida, na grande maioria dos países europeus, este hábito é considerado uma falta de respeito e deve ser sempre evitado.
Em alguns países do Oriente, como o Japão, comer a sopa fazendo barulho é interpretado como um sinal de prazer e uma forma de elogio a quem a preparou.
Contudo, se estiver no Reino Unido, sorver com ruído a sopa, ou o chá, é considerado deselegante e uma quebra grave das mais básicas regras de etiqueta à mesa.
Em várias culturas pelo mundo fora, o pão é visto como um alimento quase sagrado. No Médio Oriente, se deixar cair pão ao chão durante a refeição, não o deite fora. Deve apanhá-lo, sacudir eventuais impurezas e beijá-lo, antes de o voltar a colocar na mesa.
Em certas regiões de Itália, e até mesmo em Portugal, podemos observar este hábito entre os mais velhos.
Nos países orientais, os talheres a que estamos acostumados na Europa (faca, garfo e colher) são substituídos por dois pauzinhos, geralmente feitos de bambu (hashi).
Para além de exigirem alguma destreza para os manusear, saiba que nunca deve deixá-los espetados na vertical numa taça. Isso é considerado uma séria afronta a quem preparou a refeição!
Como vimos, as regras de etiqueta à mesa são muito variáveis. Hábitos que são normais em certos países podem ser considerados deselegantes (ou até mesmo ofensivos) noutras culturas.
O mais importante no que diz respeito às boas maneiras é saber estar, mas também saber adaptar-se.
Se viajar para um país culturalmente muito diferente, deve informar-se previamente sobre as normas de etiqueta ali praticadas. Assim, irá sempre fazer boa figura à mesa!