Carrinho

Brunch by Lia Faria: Sugestão de menu para se deliciar!

Brunch PT

O termo brunch surgiu no século XIX e é formado pela junção de duas palavras: breakfast (pequeno-almoço) e lunch (almoço). Mais tarde, na década de 1930, popularizou-se nos Estados Unidos e, ao longo dos anos, expandiu-se pelo mundo.

O brunch nasceu com o intuito de substituir o pequeno-almoço e almoço, sendo uma refeição tardia, feita entre as 10h e as 16h, aos domingos, feriados ou em datas festivas. É uma opção interessante quando se acorda tarde ao domingo e não há possibilidade de tomar o pequeno-almoço, uma vez que seria uma refeição muito próxima do almoço.

Brunch by Lia Faria

Um brunch engloba vários tipos de alimentos, muito semelhantes ao pequeno-almoço/almoço, mas em maior quantidade e variedade. Uma das regras básicas deste conceito é “fartura”! Porque na verdade é um casamento entre duas refeições.

É usual a inclusão de alimentos diversificados, como fruta, pães, queijos, iogurtes, panquecas, ovos, abacate, saladas e, numa vertente já não tão interessante a nível nutricional, bacon, bolos, croissants, entre outros.

Brunch by Lia Faria

A presença de bebidas, como infusões, chás, cafés, leite, água aromatizada, sumos naturais, vinhos, espumante e até cocktails também é habitual. Na verdade, qualquer prato pode fazer parte de um brunch!

Por fim, é relevante dar um toque de sofisticação à mesa, compondo-a com uma loiça delicada – de que é exemplo a porcelana Costa Verde –, uma decoração leve e uma boa dose de carinho. Afinal, quem não aprecia uma bom convívio, com uma brilhante refeição numa mesa harmoniosa?

 

O que incluir num delicioso menu de brunch?

Entradas:

  • Queijo flamengo/fresco/requeijão magro;
  • Iogurtes naturais/magros;
  • Diferentes tipos de pães;
  • Cereais integrais;
  • Oleaginosas (nozes, amêndoas…) e sementes;
  • Fruta variada;
  • Mel ou compotas (opções sem adição de açúcar);
  • Canapés (exemplo: tostas integrais com queijo creme, salmão fumado e salsa).

 

Primeiro prato:

  • Panquecas (sem/baixa adição de açúcar ou farinhas refinadas);
  • Waffles (sem/baixa adição de açúcar ou farinhas refinadas);
  • Omelete;
  • Ovos mexidos;
  • Torradas com abacate e ovo escalfado.

 

Prato principal:

 

Sobremesa:

  • Salada de fruta;
  • Doces de colher;
  • Bolos (sem/baixa adição de açúcar ou farinhas refinadas).

 

Em relação às bebidas, infusões, chás e café são ótimas opções para acompanhar as entradas. Sugiro água aromatizada, infusões geladas, espumante e vinho branco (com moderação) para acompanhamento dos pratos.

Não é obrigatório seguir esta ordem, nem incluir todas estas sugestões na mesma refeição. O importante é que tenha alimentos de elevada densidade nutricional.

Brunch by Lia Faria

No seu menu de brunch, torna-se interessante associar, sempre que possível, alimentos ricos em hidratos de carbono de lenta absorção (pão integral e cereais integrais, por exemplo), proteína de origem animal (iogurtes, queijos, ovos…) ou origem vegetal (leguminosas, soja, tofu…), gorduras de boa qualidade (abacate, azeite virgem extra, oleaginosas, sementes…) e alimentos ricos em fibra (frutas e hortícolas).

Brunch by Lia Faria

Dê asas à imaginação e desfrute do convívio à mesa, em dias especiais. A vida faz-se desses momentos! Conte com a Costa Verde para dar um toque de requinte à sua refeição!

 

Ver porcelana Costa Verde

 

 

Lia Faria

Lia Faria
Nutricionista (CP 2323 N), nutricoach e apaixonada por um estilo de vida saudável

Licenciou-se em 2013 em Ciências de Nutrição e estagiou no Centro Hospitalar de S. João, no Porto, Portugal, de onde surgiu o amor pela Nutrição Clínica. Fascinada pelo desenvolvimento pessoal, em 2015 especializou-se em NutriCoaching. Já em 2018 realizou uma Pós-Graduação em Fitoterapia Clínica Avançada. Um ano mais tarde, lançou-se no mundo digital e partilha diariamente nas redes sociais dicas de alimentação e receitas práticas e saudáveis.

 

 


 

Subscreva o nosso blog!

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email