Carrinho

Porcelana: Um material cerâmico com características únicas!

porcelana

A porcelana foi criada na China durante a dinastia Tang, a partir de um processo de cozedura de dois minérios: feldspato e caulino. Este procedimento sofreu algumas alterações ao longo dos séculos, com especial destaque para os últimos 30 anos. Atualmente, a pasta de porcelana é constituída pelas matérias-primas caulino, feldspato, quartzo e argila.

Distingue-se dos demais produtos cerâmicos pela coexistência de três características técnicas, únicas e fundamentais. São elas a dureza, a brancura e a translucidez.

A porcelana tem um elevado nível de resistência mecânica, baixa porosidade e alta densidade, que, no dia-a-dia, lhe conferem durabilidade, inocuidade, toque suave e beleza. Trata-se de um produto único, pelo que é importante que conheça as diferenças em relação aos demais materiais cerâmicos.

 

Porcelana, grés e faiança: Quais as principais diferenças?

 

A porcelana, o grés e a faiança são materiais bastante semelhantes, havendo até uma tendência para que sejam confundidos. É, por isso, necessário estar atento às características que destacamos de seguida.

 

  • Translucidez

A principal característica que a diferencia dos outros produtos cerâmicos é a translucidez. Esta é translucida, característica que lhe advém do facto de ser a única a ser vitrificada e cozida a temperaturas de 1.400 ºC, em ambiente redutor. Este processo dá-lhe um brilho, brancura e translucidez ímpares.

 

  • Composição

A composição da porcelana é outra das características que a diferencia dos demais produtos cerâmicos. O grés, além do feldspato, tem sílica e argila na sua constituição, sendo que, em alguns processos de fabrico, podem ser acrescentados outros elementos. A faiança, por sua vez, usa mais argilas do que caulinos.

A porcelana tem, como já referimos, feldspato, caulino, sílica e argila. As matérias-primas utilizadas, apesar de comuns às outras cerâmicas, passam por critérios de seleção qualitativa muito mais exigentes no que respeita à constância das características técnicas e ausência de contaminantes, bem como ao procedimento diário de testes laboratoriais de controlo.

 

  • Porosidade

É de destacar a porosidade quase nula da porcelana face aos restantes produtos cerâmicos. O grés é poroso, absorvendo com maior facilidade alguns elementos a que é exposto. A faiança também o é, mas passa por uma esmaltação para diminuir o aspeto poroso e a absorção. O mesmo não acontece com a porcelana que, por não ter porosidade, é praticamente impermeável.

 

Em suma, a porcelana é feita à base de quatro matérias-primas que lhe conferem elevada resistência e uma translucidez única. Por ser um material sem porosidades, torna-se extremamente higiénico e ideal para utilizações muito frequentes.

A sua delicadeza e beleza tornam a porcelana elegante, intemporal e adequada para qualquer evento. Como vê, razões não faltam para escolher este tipo de material cerâmico quando pretender algo sofisticado, mas duradouro.

 


 

Subscreva o nosso blog!

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email