5 Livros de culinária que precisa de conhecer

Os livros são, sem qualquer dúvida, uma das melhores companhias que podemos ter e, na cozinha, um bom livro de culinária pode fazer toda a diferença!

Quando estamos em casa, ou quando viajamos, podemos encontrar na leitura um grande aliado. Mas, muito mais do que uma boa companhia, os livros são uma das melhores fontes de conhecimento em diversas áreas.

Na Costa Verde somos, muito devido ao nosso trabalho, completamente apaixonados por livros de culinária. Além de ser a área para a qual produzimos, a cozinha é, desde sempre, uma das temáticas sobre as quais se escrevem e ilustram livros maravilhosos.

Decidimos, por isso, fazer um levantamento das melhores obras sobre gastronomia e é precisamente esse conteúdo que hoje partilhamos consigo.

 

1. A Bíblia Culinária de Pantagruel

A sua primeira edição data de 1986 mas o Livro de Pantagruel é, até hoje, religiosamente consultado na cozinha de muitos portugueses. Da autoria de Bertha Rosa Limpo, Maria Manuela Limpo Caetano e Jorge Brum do Canto, este clássico dos livros de culinária é considerado por muitos “A Bíblia Culinária”.

Com conteúdo que engloba diversas receitas, desde aperitivos e temperos até deliciosas açordas e gulosas sobremesas, o Livro de Pantagruel orienta-nos na cozinha desde os processos mais simples às receitas internacionais mais complexas e exigentes.

Se, em sua casa, não tem na prateleira um exemplar, ainda vai a tempo de o comprar. Irá certamente surpreender-se com a intemporalidade deste livro de culinária!

 

2. Come Comida Real: o best seller espanhol

Escrito pelo nutricionista e criador do movimento “Realfooding” Carlos Ríos, o Come Comida Real é um livro de culinária que pretende educar o leitor quanto aos mitos da alimentação. Nesta obra, o autor oferece um conhecimento científico que questiona, investiga e aprofunda a nossa dieta, explicando as bases do movimento “Realfooding”.

Poderá ainda contar com algumas dicas sobre pratos fáceis e saudáveis, diversas receitas e muitos truques para simplificar o seu dia a dia na cozinha.

Se tem interesse em saber mais sobre nutrição e receitas saudáveis, este livro é, sem dúvida, indicado para si.

3. Toute la Cuisine: o livro de culinária do mestre Paul Bocuse

Da literatura gastronómica francesa, gostávamos de lhe propor o Toute la Cuisine, de Paul Bocuse. Pai da gastronomia francesa, Bocuse apresenta o caminho para se tornar um verdadeiro profissional na cozinha.

À semelhança do português Livro de Pantagruel, neste livro de culinária encontrará receitas que vão desde a sobremesa mais básica ao prato mais requintado e laureado. São quase 800 páginas de conselhos práticos que farão de si um verdadeiro chef!

 

4. Gourmet Geezers: homens na cozinha

Apresentamos agora um livro de entretenimento da autoria do grupo Cooking for Men, da Universidade Sénior de Haslemere, em Inglaterra. A publicação, intitulada Gourmet Geezers, é muito mais do que um tradicional livro de culinária. Ao contrário do que seria de esperar, este livro não é assinado por um conceituado chef, mas antes por um grupo de 17 homens comuns que levam a gastronomia muito a sério.

Além disso, é também um projeto solidário, já que, através sua compra, estamos a contribuir para o Haslemere Kitchen Project. Em colaboração com o comércio local e equipas de voluntários, este projeto pretende incentivar as pessoas a unirem-se para cozinhar e ter acesso a refeições simples, nutritivas e deliciosas, realizadas com ingredientes frescos cedidos pelos comerciantes. O Gourmet Geezers reúne cerca de 100 receitas selecionadas pelos autores.

 

5. Eleven Madison Park: The Cookbook

A nossa última sugestão leva-nos a atravessar o Atlântico até aos Estados Unidos. Eleven Madison Park: The Cookbook é uma homenagem a um dos restaurante mais badalados de Nova Iorque. O Eleven Madison Park está no top dos melhores do mundo, sendo um dos poucos a ser premiado com 4 estrelas do ranking do New York Times.

Este livro, que o chef executivo do restaurante – Daniel Humm – e o gerente Will Guidara assinam, apresenta mais de 125 receitas e oferece ao leitor um pouco do que poderá ser a experiência vivida neste local.

As receitas estão organizadas sazonalmente e devidamente adaptadas às cozinhas domésticas, sendo ilustradas por gloriosas imagens do fotógrafo Francesco Tonelli.

 

Estas propostas de livros de culinária, assim como de outras temáticas, vão sendo apresentadas no blog da Costa Verde para que todos os seus dias sejam diferentes. Boa leitura!

 


 

Subscreva o nosso blog!