Carrinho

Alimentos de outono e os seus benefícios by Lia Faria

Vários tipos de abóboras - imagem ilustrativa do artigo Alimentos de outono e os seus benefícios by Lia Faria

Quando pensa na palavra outono, quais as memórias que lhe surgem? Talvez pense nas folhas amareladas que caem suavemente das árvores, sinta o amanhecer mais fresco ou o aroma das castanhas assadas.

O outono remete-nos ao aconchego, e a natureza oferece-nos uma diversidade de frutas e hortícolas saborosos e ricos em nutrientes! 

De acordo com a dieta mediterrânica, a sazonalidade dos alimentos deve ser privilegiada. Assim, valorizamos todo o sabor dos alimentos e beneficiamos também de uma melhor relação qualidade/preço. Além disso, estes alimentos estão normalmente associados a uma menor pegada carbónica no seu transporte e armazenamento.

Descubra os principais alimentos de outono e os seus benefícios, bem como os poderá utilizar na sua alimentação.


Frutas

Nas frutas desta estação, estão incluídas o dióspiro, as uvas, as tangerinas, a romã, a laranja, a anona, o pêssego, o ananás, a ameixa, a maçã, a pêra, o fisális, o limão e as castanhas. 


Dióspiro: composto em 83% por água e rico em potássio

Vários dióspiros

Quando pensamos nos alimentos de outono e nos seus benefícios, o dióspiro está sempre presente! O nome “dióspiro” (Diospyros) provém do grego dióspuron, que significa “alimento de Zeus”.

O dióspiro tem 65 kcal por 100 g, sendo uma porção desta fruta de 80 g (equivalente a um dióspiro de pequeno tamanho). Por 100 g, 82,6 g são de água, e 14,8 g são de hidratos de carbono. Este é um fruto rico em potássio, fornecendo cerca de 11,5 % da dose diária recomendada. Os efeitos benéficos na nossa saúde devem-se à riqueza em vitaminas, compostos fenólicos e carotenóides.


Romã: rica em antioxidantes

Uma romã inteira e metade de uma romã

Destaco também a romã: um fruto tão típico de outono e tão apelativo pela sua cor! Uma porção corresponde a uma peça com cerca de 140 g.

A “Fruta de cor vermelha” é conferida pela presença de licopenos, flavonóides e ácido elágico, que são de extrema importância na proteção do dano oxidativo celular e prevenção de doenças cardiovasculares, mas também na memória. Segundo a tradição grega, cortar uma romã durante o casamento, simboliza a fertilidade.


Castanha: substitui o arroz, a batata ou a massa

Castanhas assadas - um dos alimentos de outono

A castanha remete-nos aos magustos e ao São Martinho. A castanha é um fruto amiláceo, ou seja, do ponto de vista nutricional é mais semelhante ao grupo dos cereais e derivados e tubérculos da Roda dos Alimentos, por isso, pode ser utilizada em substituição do arroz, batata ou massa numa alimentação completa e equilibrada.


Tenha em atenção

Algumas frutas desta época, como os dióspiros, bananas ou uvas são designadas de “mais calóricas”, tendo assim uma conotação “negativa”. Não devemos comparar com alimentos que são na verdade “hipercalóricos” como bolos e chocolates, que oferecem uma elevado valor energético num pequeno volume.


Hortícolas

No que diz respeito aos hortícolas, a natureza oferece-nos uma imensa variedade, como a abóbora, o agrião, o alho francês, os brócolos, a cebola, o chuchu, a curgete, as nabiças, entre muitos outros.


Abóbora: decorativa, baixa em calorias e rica em vitaminas

Diferentes tipos de abóboras

A abóbora, muito utilizada no Halloween, tem um valor energético baixo, apenas 11 kcal por 100 g e fornece várias vitaminas como a vitamina C, A e carotenos e minerais como o potássio, cálcio, fósforo e magnésio.

Além disso, é muito versátil, pois é utilizada para fazer inúmeras receitas, desde doces a salgados.


Batata doce: fonte de fibra e auxilia na saciedade

Batata doce inteira e outra cortada em rodelas

A batata doce é um tubérculo muito característico desta época, em que a maioria da sua colheita ocorre entre os meses de setembro e novembro.

É distinguível pela sua cor: brancas, amarelas, laranjas ou roxas. Os carotenóides e antocianinas são responsáveis pela cor alaranjada a arroxeada, fornecendo antioxidantes, ajudando na proteção celular. É uma excelente fonte de fibra e hidratos de carbono complexos, auxiliando na saciedade.

A natureza é muito generosa connosco, devemos aproveitar e desfrutar do que ela nos dá em cada época!

Gostou de conhecer estes alimentos de outono e os seus benefícios? Leia também:

5 tendências de decoração para o outono de 2021
Brunch by Lia Faria: Sugestão de menu para se deliciar!

Lia Faria

Lia Faria
Nutricionista (CP 2323 N), nutricoach e apaixonada por um estilo de vida saudável

Licenciou-se em 2013 em Ciências de Nutrição e estagiou no Centro Hospitalar de S. João, no Porto, Portugal, de onde surgiu o amor pela Nutrição Clínica. Fascinada pelo desenvolvimento pessoal, em 2015 especializou-se em NutriCoaching. Já em 2018 realizou uma Pós-Graduação em Fitoterapia Clínica Avançada. Um ano mais tarde, lançou-se no mundo digital e partilha diariamente nas redes sociais dicas de alimentação e receitas práticas e saudáveis.


Subscreva o nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email