Desafiámos o Chefe Cozinheiro do Ano, Tony Martins, a utilizar a nossa coleção RAW como fonte de inspiração e base para o empratamento de várias criações gastronómicas de autor, impactantes em todos os sentidos, da visão ao paladar. O resultado não poderia ter sido melhor! Divirta-se e delicie-se com as receitas do chef Tony Martins e deixe-se inspirar pelo mundo do fine dining.
Iniciamos com um prato de Ovo, ervilhas e salpicão, composto por um estufado de ervilhas e salpicão, ovo escalfado e um pickle de cebolinhas.
Para duas pessoas necessitará de:
Primeiro, e com alguma antecedência, prepare o pickle de cebolinhas:
Descasque as cebolinhas, corte-as ao meio e coloque-as num frasco. Faça uma calda com o vinagre, o açúcar e o sal, mas não deixe ferver, e acrescente ainda quente no frasco das cebolinhas. Deixe repousar pelo menos umas horas (quanto mais tempo repousar, mais o sabor se intensificará).
De seguida, prepare o estufado de ervilhas e salpicão:
Faça um refogado com a cebola, alho, azeite e louro. Acrescente o salpicão em pequenos cubos e deixe cozinhar alguns minutos. Refresque com o vinho branco e deixe evaporar o álcool. Junte as ervilhas e o caldo de carne e reduza.
Por fim, escalfe os ovos em água abundante e emprate como sugerido na foto pelo Tony.
Quem diria que conseguiríamos fazer de um ovo a peça central de um prato como este?
A próxima receita do chef é um Atum Laminado, tártaro de tomate, abacate e pepino.
Para duas pessoas necessitará de:
Pode começar por preparar o puré de abacate:
Num recipiente junte o abacate, o pimento, a cebola roxa, o alho, coentros, malagueta, lima (sumo e raspas muito finas) e azeite. Triture com ajuda de uma varinha ou liquidificador.
De seguida, prepare o tártaro de tomate e pepino:
Tire a pele e remova as sementes do tomate e do pepino e corte-os em cubos muito pequenos. Tempere com flor de sal e um fio de azeite.
Por fim, para o atum:
Passe a tranche de atum por azeite, coloque numa travessa e braseie com um maçarico.
Lamine finamente e está pronto para iniciar o empratamento. Para esta etapa poderá seguir o apresentado na foto e decorar com rebentos de borragem, que acrescentam cor e sabor a este prato tão fresco!
Nesta mesa, não poderia faltar um doce! Inspirado num salgado tão nosso conhecido, o Queijo da Serra, a última destas 3 receitas do chef Tony Martins é um delicioso Pudim de Queijo da Serra e Peras.
Para quatro pessoas necessitará de:
Para preparar o pudim:
Forre uma forma pequena com caramelo líquido.
Vá derretendo o queijo com as natas em banho-maria, enquanto faz uma calda de açúcar até aos 107ºC (até atingir o também chamado ponto de pérola).
Coloque as gemas e o ovo numa taça e adicione-lhes a calda em fio. De seguida, misture com o preparado do queijo e das natas.
Coloque na forma ou tabuleiro e leve ao forno em banho-maria a 180º durante 40 minutos.
Enquanto o pudim está no forno, prepare as peras:
Apenas precisa de as descascar e levá-las a cozer numa calda com o vinho branco, o açúcar, o moscatel e os aromáticos.
Depois de tudo arrefecer, sirva o pudim com gomos das peras e acrescente-lhe uma bola de gelado de noz, cujo sabor conjuga perfeitamente com os dos restantes elementos do prato.
Destas 3 receitas do Chef Tony Martins, qual vai experimentar primeiro?
Antes de começar, espreite a coleção RAW e, tal como o chef Tony, deixe-se inspirar por estas peças!
Continue a acompanhar o chef Tony Martins, Chef Cozinheiro do Ano, e o blog Costa Verde, subscrevendo a nossa newsletter!
Chef Tony Martins
Tony Martins nasceu na Venezuela, há 35 anos, entre o cheiro a pão e bolos quentes da pastelaria da família. Assim, não foi de estranhar quando mostrou uma vocação precoce para a cozinha. Audaz e criativo, cresceu em Vagos, no distrito de Aveiro, e rapidamente se apaixonou pela gastronomia. A sua curiosidade de viajante e fascínio por conceitos, marcas, ideias e experiências, culminam em 20 anos dedicados ao trabalho e estudo em diversas áreas do universo da hotelaria, restauração e gastronomia.
Em Portugal, após a sua formação inicial na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra e de integrar o curso de Gestão Hoteleira no IPL, dedicou-se inteiramente à cozinha. Passou, entre outros, pelo Vintage House Hotel, no Pinhão, e pelo Dom Pedro Marina Hotel, em Vilamoura, tendo aberto o seu próprio restaurante, o Mercado Velho, em 2009, em Vagos. Define a sua cozinha como simples, baseada no Património, tendo em conta as suas origens e a sua área de influência (Zona Marítima e Ria de Aveiro, o Douro e o Norte de Portugal). Interessa-se por esta reflexão, apresentar o que faz parte da mesa local, e por poder trazer para os dias de hoje, essas histórias e essas influências. Tem o mesmo gosto em trabalhar receitas tradicionais, ao mesmo tempo que procura uma leitura mais contemporânea para as mesmas. Está na Cozinha para viver a cozinha, aproveitando as evoluções de hoje, respeitando o que veio antes.
Tem amigos espalhados um pouco por todo o mundo, resultado das suas muitas viagens e aventuras gastronómicas, tendo já partilhado a cozinha com grandes cozinheiros nacionais e internacionais, nos quais se incluem Luís Simões, Joe Best, Vitor Matos, Diogo Rocha, Luís Lavrador, António Loureiro, Hélio Loureiro, Thomas Troisgros, Diego Sacilotto, Fábio Moon, Craig Grozier, Graeme Cheevers, Michel Van der Kroft, Mark Raush, Daniel Jimenez, entre outros.
Foi Chefe Executivo do Casino Figueira, na Figueira da Foz e da Iguarias Sábias Catering, até se estabelecer pelo Douro. Depois de várias participações na maior competição profissional de chefes em Portugal, o Chefe Cozinheiro do Ano 2018, venceu a competição em 2020. Atualmente é o Chefe Executivo da Jase- Hotels & Resorts e coordena toda a operação Gastronómica dos Hotéis Douro Palace Resort Hotel & Spa, Douro Royal Valley Hotel & Spa e Porto Royal Bridges.
Poderá acompanhar o trabalho e as receitas do Chef Tony Martins através da sua página de Facebook e Instagram, ou através do seu website tony-martins.com.