A dieta mediterrânica é quase sempre associada às estações mais quentes do ano. É na primavera e no verão, enquanto desfrutamos do sol e da praia, que mais ouvimos falar deste regime alimentar.
Frutas frescas e saladas variadas acompanham os momentos de descontração e ajudam a refrescar os dias quentes. No entanto, quando chega o inverno, com o frio e a chuva, tendemos a esquecer os princípios desta dieta. Será isto inevitável?
A dieta mediterrânica pode e deve ser mantida ao longo de todo o ano. Afinal, o inverno também existe nos territórios mediterrânicos e há várias soluções para manter uma alimentação saudável nesta época.
Os dias frios, escuros e chuvosos promovem a procura de alimentos mais quentes e reconfortantes. Às vezes, fazemos escolhas menos saudáveis e descuramos o consumo de vegetais.
Note, contudo, que as estações do ano mudam e a nossa alimentação deve adaptar-se às mudanças. Dessa forma, estaremos a respeitar a sazonalidade dos produtos, aproveitando o sabor natural dos alimentos. Conseguiremos, ao mesmo tempo, zelar pela nossa saúde e pelo meio ambiente.
A dieta mediterrânica segue alguns princípios básicos que, na generalidade, são muito fáceis de cumprir. A frugalidade e uma cozinha simples, com preparações que protegem ao máximo os nutrientes, estão na sua base.
O convívio à mesa é, inegavelmente, uma tradição dos povos mediterrânicos. A partilha de refeições com amigos e familiares faz parte da cultura dos países próximos do Mar Mediterrâneo.
Na Costa Verde, partilhamos consigo estes momentos de alegria e de sã convivência, produzindo peças de porcelana de excelência que ajudam a embelezar a sua mesa. Estamos também atentos às opções mais saudáveis para a sua alimentação.
A dieta mediterrânica é uma excelente opção, tanto na época de calor, como nas estações mais frias. Alternando entre frutas e saladas no verão, ou entre sopas e legumes no inverno, é fácil ser saudável durante todo o ano. Basta adaptar as suas refeições ao que a Natureza lhe oferece em cada época.