Alimentação: As 3 Tendências Mundiais para 2019!

A alimentação evolui naturalmente, com o passar do tempo. A procura por um estilo de vida mais saudável é uma tendência crescente a nível global. Com o propósito de melhorar a qualidade de vida, os nossos hábitos alimentares têm vindo a mudar.

Frequentemente surgem novas tendências, por vezes díspares face ao que consideramos “gastronomia tradicional”. Estas mudanças na alimentação são transversais, abrangendo diversas geografias por todo o mundo.

Hoje, abordaremos algumas das principais tendências alimentares, que poderão propagar-se mundialmente, neste ano de 2019. Por questões de saúde ou simplesmente para manter uma alimentação equilibrada, os indivíduos procuram, cada vez mais, experiências gastronómicas diferentes.

 

1. A difusão da cozinha do Sri Lanka

Um exemplo das novas tendências gastronómicas é a cozinha do Sri Lanka. Anteriormente, este país via a sua gastronomia incluída na indiana. Mas hoje a mesma começa a ser reconhecida com identidade própria.

Nesta região, a alimentação tem por base uma cozinha colorida, rica e cheia de sabor. Os aromas doces, ácidos e picantes encontram-se frequentemente no mesmo prato. As especiarias são usadas com pouca moderação e contribuem para dar aos alimentos sabores únicos.

O arroz assume um lugar importante na alimentação do Sri Lanka, estando assim presente em pratos doces e salgados. Cozinhado de diversas formas ou transformado em farinha, é um dos elementos mais importantes desta gastronomia.

No mundo ocidental, o arroz tem cada vez mais adeptos entre os que buscam uma alimentação saudável. Primeiramente, porque não tem glúten e, depois, porque, tratando-se de um hidrato de carbono complexo, sacia durante muito tempo.

Na Europa, temos assistido a uma rápida proliferação de restaurantes especializados em comida do Sri Lanka. Similarmente, os espaços de comercialização de produtos alimentares usados na sua confeção também têm crescido.

 

2. A carne no novo panorama alimentar mundial

A atitude mundial face ao consumo de carne está a mudar e a procura por alternativas continua bastante popular.

Em Inglaterra, um estudo realizado pela M&S reporta que 3,5 milhões de indivíduos se assumem como vegans. O relatório indica ainda que 20% dos inquiridos já experimentou esta dieta e que 25% não consome carne ao jantar.

Estes números mostram duas realidades inegáveis. Por um lado, indicam que o consumo de carne está a decair. Por outro lado, provam que o veganismo e o vegetarianismo são alternativas cada vez mais populares em termos globais.

Em suma, por razões pessoais, culturais ou ambientais, um pouco por todo o mundo, o consumo de carne tem diminuído.

 

3. Quem nunca ouviu falar do kefir?

O kefir é uma bebida resultante da fermentação natural levada a cabo pelos chamados grãos de kefir. Estes são conhecidos por diferentes designações: “flor do leite”, “cogumelo do leite”, “grãos do profeta” ou “planta do iogurte”.

A origem é incerta e muito antiga. Historicamente, há quem aponte o surgimento do kefir para as montanhas do Cáucaso. Os pastores daquela região transportavam leite fresco em bolsas de couro. Ocasionalmente, verificavam que o mesmo fermentava naturalmente, resultando numa bebida levemente ácida e gaseificada.

Hoje, sabe-se que os grãos de kefir, na presença de um substrato (normalmente o leite), entram em fermentação. O resultado é uma bebida probiótica, de sabor equivalente ao iogurte.

A sua ação positiva na saúde intestinal está a levar a um grande crescimento do consumo. Tradicionalmente, os grãos de kefir, uma vez que se multiplicam facilmente, são partilhados gratuitamente em comunidades próprias para o efeito.

 

Neste artigo, apresentámos-lhe algumas das novas tendências alimentares para as quais, na Costa Verde, desenvolvemos soluções em porcelana. Estando presentes por todo o mundo, mantemos um olhar atento sobre tudo o que diz respeito à mesa. Desde as modernas formas de empratamento aos espaços mais emblemáticos, gostamos de partilhar consigo as últimas novidades. Continue a acompanhar a nossa marca e as mais recentes tendências mundiais, seguindo o nosso blog.

 


 

Subscreva o nosso blog!