Alberto Pereira, antigo colaborador, homenageia Costa Verde

Continuamos a partilhar consigo uma iniciativa que muito nos orgulha na Costa Verde. Falamos do projeto MyCostaVerde, onde reunimos alguns testemunhos de antigos funcionários da empresa, entretanto reformados.

Assim, neste artigo, trazemos mais uma importante figura do nosso percurso. Alberto Pereira partilha connosco um pouco da sua história e explica-nos, através de emocionadas memórias, o que o marcou na sua carreira.

 

Como Alberto Pereira se tornou um rosto da Costa Verde

Alberto Pereira tem hoje 78 anos de vida. Foi no ano 1993 que deu início às suas funções nesta empresa. Tinha estado emigrado na Venezuela e ali conheceu António das Neves, quando ambos estavam do outro lado do Atlântico.

António Lourenço das Neves foi o fundador da Costa Verde e tornou-se uma importante figura na região. Ao voltar a Portugal, empregou Alberto naquela que viria a tornar-se uma das mais modernas fábricas de porcelana da Europa.

“Quando regressei a Portugal, vim pedir trabalho à Costa Verde e foi ele que me conseguiu trabalho aqui”, afirma o antigo colaborador, notoriamente sensibilizado e agradecido depois de todos estes anos. “O Sr. António Lourenço das Neves foi uma pessoa importantíssima para mim, estou muito grato por isso”, acrescenta, numa entrevista que pode ver na íntegra aqui.

 

O trajeto de Alberto Pereira no fabrico de porcelana

Alberto Pereira iniciou a sua atividade na Costa Verde em 1993, tendo-se reformado em 2007. Foram, portanto, 14 anos de colaboração, nos quais o seu trabalho esteve associado aos fornos, mais propriamente ao forno de vidrado. É com entusiasmo e alegria que relata a sua experiência.

Quando lhe perguntámos se gostaria de voltar, a resposta foi um imediato sim. Alberto admite sentir saudades da Costa Verde. Afirma que tem observado o crescimento da empresa e faz votos de que assim continue. A todos os atuais funcionários deseja o melhor para o seu futuro profissional, nunca esquecendo que estão numa grande empresa.

 

Os nossos colaboradores são parte da nossa história

Os depoimentos de Alberto Pereira, de Paulinho da Fonseca e da inspirada Isabel Mouro são alguns episódios da nossa história. Cada um dos seus relatos permite-nos beber do espírito da Costa Verde. Ajuda-nos a valorizar o poder de iniciativa, a humildade e o espírito de solidariedade que caracteriza os nossos colaboradores.

Cada um destes testemunhos leva-nos assim por uma viagem pessoal e intimista. Desde os seus primeiros dias e ao longo de anos, num percurso muito rico, feito de saberes e de experiências. Tudo é transmitido com verdade e às vezes até de forma comovida e sentida. Acreditamos que estas palavras servirão também para inspirar e motivar os colaboradores mais jovens. Por isso, continuaremos, como até aqui, a investir na valorização pessoal dos nossos preciosos recursos humanos.

 

O projeto MyCostaVerde está apenas a dar os primeiros passos. O objetivo é prosseguir com as partilhas de todos os que passaram pela empresa e se retiraram por aposentação. A Costa Verde é muito mais do que porcelana: é pessoas!

 

Subscreva o nosso blog!