A Estrela Michelin é, certamente, o prémio mais cobiçado pelos restaurantes de todo o mundo. O Guia Michelin reconhece o que de melhor se faz na cozinha, atestando a qualidade da restauração a nível mundial.
Ganhar e manter uma Estrela Michelin é o sonho de muitos profissionais de cozinha. Apesar de algumas correntes tenderem a desvalorizar este galardão, consegui-lo é ainda sinónimo de reconhecimento de um trabalho de excelência.
Michelin é a marca de um conhecido fabricante de pneus francês. No início do século XX, a Michelin lançou o seu primeiro roteiro, com os melhores restaurantes. O objetivo era incentivar às viagens pelas estradas francesas para visitar os estabelecimentos vencedores.
Foi a partir de 1926 que o guia começou a atribuir Estrelas aos restaurantes em destaque. Primeiramente, a mais alta classificação atribuída era de uma Estrela Michelin. Posteriormente, em 1931, passaram a ser atribuídas entre uma e três Estrelas aos melhores espaços de restauração.
Até hoje, mantém-se o processo pelo qual é feita a avaliação dos restaurantes. Os chamados inspetores Michelin constituem equipas de clientes mistério que apuram a qualidade gastronómica e do serviço dos estabelecimentos.
Estes inspetores são profissionais apaixonados pela gastronomia. Pensa-se que serão cerca de 80 em todo o mundo. A avaliação de um restaurante é feita de forma anónima e de acordo com diversos critérios, pouco conhecidos. Sabe-se, no entanto, que o ponto mais importante da sua apreciação é a qualidade dos pratos.
A famosa Gala Michelin teve lugar, pela primeira vez, em Portugal, na cidade de Lisboa. Nesta edição, foram três as novas entradas de restaurantes portugueses para o famoso Guia. A Cozinha, em Guimarães, o G Pousada, em Bragança, e o Midori, em Sintra, são as novidades.
São já 20 os restaurantes nacionais, espalhados um pouco por todo o território, galardoados com uma Estrela Michelin. Portugal tem também seis restaurantes detentores de duas Estrelas:
A Costa Verde orgulha-se de estar presente em diversos espaços de restauração reconhecidos pelo Guia Michelin. Cada produto é pensado como uma solução que permita o melhor desempenho do profissional de hotelaria e restauração.
Esta presença, tanto em Portugal como um pouco por todo mundo, atesta a qualidade excecional da porcelana Costa Verde. Por outro lado, contribui para a afirmação da marca como parceiro de negócio nas áreas da restauração e hotelaria.