Carrinho

4 receitas para aproveitar o final do verão

imagem ilustrativa do artigo sobre 4 receitas de verão

O mês de setembro chegou, mas ainda pode desfrutar do final da estação com refeições saudáveis e simples. Descubra 4 receitas de verão servidas com loiça Costa Verde e partilhe as boas recordações das férias numa mesa cheia de sabor e cor.

Pequeno-almoço da Lia Faria

Pão com queijo magro, avelãs e sumo de laranja ou fruta e bebida de soja com corn flakes e sementes de abóbora

A nutricionista Lia Faria (@liafarianutricionista) sugere incluir nesta refeição tão importante alimentos com baixo teor de açúcares, sal e gorduras saturadas, e com elevado teor de vitaminas, minerais, fibra e antioxidantes.

Experimente estas duas opções de pequeno-almoço e tire 10 minutos do dia para se sentar e desfrutar desta refeição, que fará toda a diferença no seu dia!

Sumo de laranja natural e pão integral com queijo magro acompanhado de avelãs servido num prato da coleção Eclipse
Pão integral com queijo magro acompanhado de avelãs e sumo de laranja natural – Peça da coleção Eclipse
Nectarina servida num prato da coleção Eclipse e taça da coleção Nordika com corn flakes e sementes de abóbora e bebida de soja
Nectarina (ou outra peça de fruta) e bebida de soja (ou leite magro) com corn flakes e sementes de abóbora (ou outra oleaginosa) – Peças das coleções Eclipse (prato) e Nordika (taça)

Salada Veranil da Pitada Aqui e Acolá

As saladas fazem parte da lista de receitas de verão que trazem mais frescura e cor para a mesa. Uma sugestão de almoço é esta salada veranil da Catarina Silva, responsável pela página Pitada Aqui e Acolá (@pitadaaquieacola). 

É muito simples: grelhe 2 nectarinas numa frigideira, corte 1 tomate coração de boi em fatias fininhas (há tomate mais veranil que este?), adicione 1 burrata de búfala e tempere com um aromático molho pesto, folhas de manjericão e alguns pinhões.

Rápido, não foi? Então aproveite o tempo de que não necessitou para preparar esta refeição para a degustar com vagar.

Salada Veranil da Pitada Aqui e Acolá – Peça da coleção Nordika

Pudim flan baixo em açúcar do Fábio Rebelo

Para terminar o almoço, delicie-se com um doce com pouca culpa, para fazer na véspera, partilhado pelo Fábio Rebelo (@fabiorebelo_7). 

Leve ao lume 7dl de leite com 2 paus de canela e uma casca de limão e deixe ferver – sempre no mínimo. Enquanto deixa o leite levantar fervura, bata 8 ovos com adoçante líquido a gosto (sugestão: aroma a baunilha).

Assim que o leite levante fervura, retire-o do fogão, rejeite a casca de limão e os paus de canela e junte o preparado aos ovos, colocando o leite sempre em fio e mexendo sempre.

Ligue o forno a 180°C, unte formas individuais com caramelo, ou use apenas uma grande (como preferir), e leve ao forno em banho-maria por 45 minutos. No final retire do forno, confira se já está cozido e deixe arrefecer totalmente para desenformar.

Pudim Flan baixo em açúcar servido em pratos da coleção Coral (Brown)

Pizza de massa fofa do Nélson Ribeiro

Para terminar o dia, que tal uma pizza para jantar? 

O Nélson Ribeiro (@cookiing._) partilha connosco uma receita de pizza de massa fofa que pode ser recheada à medida e com os ingredientes preferidos de cada um.

Comece por colocar 500ml de água numa taça.
Noutra taça, misture 11g de fermento de padeiro em pó, 2 colheres de chá de sal e uma colher de mel. De seguida, acrescente 800g de farinha. Envolva tudo muito bem e adicione a água que já tinha preparado previamente, voltando a envolver. Junte uma colher de sopa de azeite e amasse durante 5 minutos numa superfície enfarinhada.

Divida em 4 bolas com cerca de 300 gramas cada uma (pode usar uma balança para ter uma precisão maior). Coloque as bolas em taças untadas com outra colher de sopa de azeite e cubra com película aderente. Leve ao frio durante uma hora e depois de as retirar estique a massa com as mãos e estenda por cima de papel vegetal.

Para o recheio, espalhe sobre a massa 3 colheres de polpa de tomate com manjericão, 150g de queijo ralado, rodelas de 1 cebola roxa, e, por fim, 200g de cogumelos e 150g de tiras de pimento vermelho. Leve tudo ao forno durante cerca de 15-20 minutos, retire e sirva bem quente com algumas folhas de rúcula.

Pizza de massa fofa do Nélson Ribeiro (cookiing._) – Peças da coleção Nordika

Qual destas receitas de verão lhe deixou mais água na boca?

Deixe-se inspirar pelas nossas coleções e aproveite os últimos dias de verão à mesa com a sua família ou amigos. 

 

Subscreva o nosso blog!

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email