10 Iguarias Típicas de Outono, Repletas de Tradição e Sabor!

Com a chegada do outono surgem novas cores, aromas e sabores, próprios de uma estação mais fria. Os sumos e as saladas de verão são substituídos por pratos mais aconchegantes. É o início de uma nova época!

 

No outono, delicie-se com estas 10 iguarias típicas

O outono traz consigo folhas caídas, árvores despidas, dias cinzentos e uma descida das temperaturas. No entanto, apesar destas mudanças nos deixarem melancólicos e com saudades do bom tempo, esta estação tem também coisas boas. Oferece-nos produtos deliciosos para comer e desfrutar à lareira, na companhia de amigos e familiares. Nunca é demais relembrar as delícias que esta altura do ano nos apresenta.

 

1. Castanhas

Ricas em vitaminas A e C, hidratos de carbono complexos e potássio, as castanhas são um ingrediente muito versátil. Para além das castanhas assadas, tão características desta época, há muitas outras formas de confecionar o fruto. Pode usar-se para fazer sopas, para acompanhar pratos de carne ou mesmo para elaborar sobremesas e compotas.

 

2. Jeropiga

A jeropiga é uma bebida alcoólica tradicional portuguesa. Consiste num licor à base de vinho doce, resultante da adição de aguardente ao mosto da uva. É um ótimo digestivo para finalizar uma refeição ou para acompanhar castanhas assadas.

 

3. Uvas

O outono é também a época das vindimas, portanto as uvas têm destaque na mesa e no copo. As uvas de mesa são ricas em fibras e antioxidantes, que minimizam a ação dos radicais livres no nosso corpo. Para além disso, são muito práticas de comer e transportar e complementam bem vários pratos. São particularmente agradáveis em saladas ou combinadas com diversos queijos.

 

4. Vinho quente

O vinho quente pode ser aromatizado com frutas (laranja, limão e maçã) e especiarias (anis, canela e cravinho). É uma agradável e reconfortante bebida, ideal para aquecer as noites frias desta estação do ano.

 

5. Abóbora

O outono, a abóbora e o Halloween são já indissociáveis no nosso país. A abóbora é rica em magnésio (essencial para o organismo), ferro e ómega 3. Pode ser usada para confecionar sopas, entradas, pratos principais e diversas sobremesas e compotas.

 

6. Frutos secos

Nozes, pinhões e avelãs são frutos secos que associamos a esta altura do ano. Com um elevado teor de fibra, proteína, antioxidantes e vitamina E, são essenciais para nos proteger de doenças cardiovasculares. No entanto, devem ser ingeridos com moderação, devido ao seu alto valor calórico.

 

7. Romã

Este bonito fruto outonal permite criar diversas combinações e tem poucas calorias. A romã pode ser misturada com iogurtes ou usada em sobremesas e pratos principais. Possui um efeito depurativo e é rica em vitamina C e antioxidantes. Confere um toque saudável e sofisticado aos pratos.

 

8. Dióspiro

O sabor, a textura e a forte cor alaranjada do dióspiro são as suas características principais. É uma fruta pouco consensual, mas consumi-la ajuda a reforçar as defesas do organismo e prevenir a hipertensão. É também uma fonte importante de vitamina A e de sais minerais.

 

9. Marmelo

Este fruto é usado na confeção da famosa marmelada e é rico em ferro e fibra. Para melhor aproveitar as suas propriedades, experimente novas receitas. Pode por exemplo cozinhá-lo sem açúcar, adicionando apenas especiarias como canela, estrela de anis, cardamomo ou erva doce. O resultado é uma sobremesa saudável e muito aromática.

 

10. Tangerinas, maçãs e peras

Estas frutas estão disponíveis durante todo o ano em qualquer hipermercado, mas em Portugal são típicas do outono. Como tal, e seguindo os princípios da dieta mediterrânica, devemos dar prioridade ao seu consumo nesta época do ano.

Podem consumir-se isoladamente ou ser utilizadas em entradas, saladas, pratos principais ou sobremesas, bastando dar asas à imaginação. São ricas em água, fibra e múltiplas vitaminas.

 

Na hora de reunir amigos e família, não descure a apresentação destas verdadeiras delícias outonais. Pode, por exemplo, caprichar numa tábua de queijos, servida com uvas e marmelada. E porque não reunir a família no São Martinho, com as típicas castanhas assadas e jeropiga? Ao anoitecer, beber um copo de vinho quente perfumado, acompanhado com frutos secos variados, é também uma excelente opção.

Em qualquer ocasião, pode contar com as peças de porcelana Costa Verde para tornar o seu outono mais saboroso e feliz. Conheça todas as linhas e componha a sua mesa com elegância!

 

CONHECER PORCELANA COSTA VERDE

 


 

Subscreva o nosso blog!