Carrinho

Ovos da Páscoa História e Simbologia

Ovos da Páscoa

Com a chegada da primavera chegam também os festejos da Páscoa, uma das celebrações mais importantes e repletas de simbologia do cristianismo. As festividades desta época estão intimamente ligadas a associações impossíveis de refutar pela nossa tradição e cultura como é o caso do coelho da Páscoa, das visitas pascais, dos folares, do cabrito e da família reunida à mesa, não esquecendo da alegria das crianças ao receber e caçar os tão famosos ovos da Páscoa. 

Mas como começou o ovo a ser associado a uma das festividades mais antigas do nosso planeta? 

Muito antes de ser celebrada a Páscoa no mundo, já existia o costume dos povos trocarem e partilharem ovos, celebrando a chegada da primavera, dando por concluída a estação fria de inverno. Com o objetivo de serem beneficiados nas colheitas vindouras, os agricultores enterravam os ovos nas suas terras para que as produções seguintes fossem abundantes e prósperas. Desde então, este costume tão ligado à estação amena perpetuou no tempo e foi adaptado mais tarde à celebração pascal.

Existem diversas lendas e histórias que explicam o surgimento desta associação mas, apesar de todas serem distintas e variarem de país para país, existe um ponto de ligação entre todas. O ovo é visto nas mais diversas culturas como símbolo de fertilidade e renovação. Mas foi só d.C. que a simbologia deste precioso alimento nesta altura do ano passou a ser associada à ressurreição, simbolizando a vida e renascimento de Jesus. 

Por todo o mundo e ao longo dos anos foram surgindo diversas adaptações a este costume. Foi na monarquia europeia que surgiram as mais exuberantes ofertas de ovos da Páscoa, desde cobertos de ouro a grandes esculturas ou a exclusividades como os ovos da Páscoa da família Romanov, mais conhecidos como Ovos Fabergé.

Apesar destas adaptações excêntricas, houve uma bem mais simples que perpetuou no tempo e nas mais diversas classes sociais: falamos dos Ovos de chocolate que chegaram até nós através de pasteleiros franceses que decidiram esvaziar os conteúdos dos ovos e recheá-los com chocolate. Embora tenha começado como sendo um costume exclusivo e dispendioso, rapidamente se tornou popular e no maior símbolo desta quadra festiva.

Para se deliciar nesta quadra tão especial deixamos-lhe uma receita de Ovos de chocolate recheados. 

Receita: Ovo da Páscoa de Leite condensado e Morangos. 

Ingredientes:

1 Ovo da Páscoa simples de chocolate;

Recheio: 

  • 1 lata de leite condensado;
  • 4 colheres de leite em pó;
  • Essência de Baunilha a gosto 
  • Bolachas tipo oreo (entre 8 e 10 unidades)
  • 4 Morangos

Montagem:

  • Desembrulhe o ovo de chocolate. Com cuidado e com uma faca quente e afiada separe o mesmo em duas partes;
  • Separe as bolachas do recheio;
  • Numa panela misture o leite condensado e leve a lume brando. Quando o preparado começar a querer descolar da panela, retire do forno e adicione o leite em pó, o recheio e as bolachas trituradas. Deixe arrefecer um pouco, mas não totalmente e distribua pelas duas metades dos ovos de chocolate; 
  • Decore com bolachas trituradas e morangos cortados.

 

 


 

Subscreva o nosso blog!

 


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.