Carrinho

Os 3 restaurantes da Costa Nova que não pode perder!

Casas coloridas da Costa Nova


Entre a ria e o mar, a praia da Costa Nova é um local conhecido pelas casas coloridas e pelos seus areais, mas também, inevitavelmente, pela qualidade do seu peixe e marisco que compõem a gastronomia local. Faça connosco uma viagem pela marginal e conheça os três restaurantes da Costa Nova que não pode perder.

Restaurante Dóri

Mesmo por cima do mercado do peixe da Costa Nova encontra-se o restaurante Dóri, com uma vasta carta que permite atender a todos os gostos quando o assunto é sentar à mesa.

Os dóris são pequenas embarcações, semelhantes a botes, que eram utilizadas na pesca do bacalhau, onde seguia um pescador que, à linha, pescava os melhores peixes. Dessa embarcação, eram levados para o navio, eram amanhados, escalados e salgados para poderem seguir viagem por vários meses, até chegarem à nossa costa. Mesmo na entrada do restaurante podemos encontrar um exemplar destas embarcações.

A decoração do espaço, marcada pelos elementos associados à pesca, como cordas de amarração das embarcações, permite mergulhar num ambiente característico, mas requintado, que bem retrata os hábitos e o dia-a-dia das gentes da Costa Nova.

O restaurante dispõe de várias salas e espaços de esplanada, sendo que todos têm vista para a Ria de Aveiro, compondo um belo plano para acompanhar pratos de destaque da casa, em que o peixe grelhado é a estrela, acompanhado de migas. O peixe frito, como enguias e chocos, acompanhados de arroz de berbigão são outras escolhas de relevo. Qualquer opção transporta o sabor do mar e da ria para um único prato, neste caso, da coleção Saturno.

Este é um dos 3 restaurantes da Costa Nova que recomendamos, sendo também um estabelecimento Bib Gourmand by Michelin Guide.

Caso pretenda reservar uma mesa, no interior do restaurante ou na esplanada, contacte o (+351 234 369 017). Encerra à quarta-feira. 
Morada: Rua das Companhas 2, 3830-455 Costa Nova, Gafanha da Encarnação

Ver coleção Saturno

Marisqueira da Costa Nova

Na mesma avenida pode ainda encontrar a Marisqueira da Costa Nova, o mais antigo restaurante da zona, datando o seu licenciamento de 1940. Mesmo após todos estes anos, o restaurante mantém-se na mesma família, com os saberes e sabores passados de geração em geração.

Da entrada com aquários de marisco, como caranguejos, lagostas e lavagantes, assegurando a sua frescura, à sala, somos transportados para um ambiente que se mantém fiel às origens do estabelecimento e para um atendimento que transparece o orgulho em ali pertencer.

Com mesas disponíveis no interior e exterior do edifício, com vista para as icónicas casas às riscas da Costa Nova, ou, em termos locais, os palheiros da Costa Nova, a variedade de pratos de marisco e peixe é enorme, contemplando ainda caldeiradas tão apreciadas, como a caldeirada de enguias. A acrescentar a esta variedade, há ainda o Pote à Marinheiro, criado na casa e que cruza várias tradições, como o arroz, a feijoada e a massada de marisco, um prato que só poderá encontrar neste local e que bem retrata os sabores do mar e da ria na Costa Nova.

Para reservar mesa, no interior do edifício ou na esplanada, poderá contactar o (+351) 234 369 816 ou enviar um email para marisqueiracnova@sapo.pt.
 Morada: Avenida José Estevão 75, 3830-453 Costa Nova, Gafanha da Encarnação

 Restaurante Praia do Tubarão

A funcionar desde 14 de fevereiro de 1990, numa das típicas casas coloridas da Costa nova, a Praia do Tubarão nasceu com o propósito de proporcionar aos visitantes algo diferente do que era oferecido, tendo introduzido a confeção de todos os pratos individualmente e na hora, de acordo com os pedidos dos clientes.

De facto, os pedidos dos clientes têm influenciado a própria ementa do restaurante. Um dos pratos mais reputados, o ensopado, hoje em dia de rodovalho ou garoupa, começou a ser confecionado devido à visita de um cliente habitual que pediu algo diferente para almoçar, sendo-lhe servida uma caldeirada clara de linguado, à qual se começou a chamar de ensopado. O prato evoluiu e é agora uma imagem de marca do estabelecimento.

Quem passa pelo Praia do Tubarão não esquece o sabor caseiro de todos os pratos, como o ensopado e os filetes de pescada, ou, como retratados na galeria, a sopa de peixe, os carapauzinhos (ou, como denominados localmente, jaquinzinhos), as amêijoas da ria à Bulhão Pato e a caldeirada de enguias, empratados em peças da coleção Agma.

Para reservar mesa, no interior desta casa típica ou na esplanada contacte o (+351) 234 369 602. Encerra à segunda-feira.
 Morada: Avenida José Estêvão (Calçada Arrais Ançã) 136, 3830-451 Costa Nova, Gafanha da Encarnação

Já visitou algum destes restaurantes da Costa Nova? Qual foi o prato que lhe deixou mais água na boca? Subscreva a newsletter Costa Verde e fique a par das novidades do mundo da porcelana e da hotelaria.

Gostaria, como estes restaurantes, de ter a Costa Verde como parceira do seu negócio? Contacte-nos!

Subscreva o nosso blog!

 
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email