O impacto da pandemia de Covid-19 no setor do turismo

O mundo enfrenta atualmente uma pandemia de Covid-19, causada por um novo tipo de coronavírus. As duras medidas que os países estão a tomar, exigindo o isolamento dos cidadãos, têm como objetivo travar o contágio da Covid-19. No entanto, o impacto económico que estas medidas terão a nível global será gigantesco. Tão grande que os especialistas preveem uma crise financeira semelhante à de 2008. Em setores como o turismo, onde também nós atuamos, as consequências económicas do coronavírus já se fazem sentir.

Sem se conseguir ainda prever por quanto tempo mais viveremos esta pandemia, o mundo está, neste momento, em pausa e as economias totalmente paralisadas. O sentimento geral é de receio e incerteza.

 

O impacto financeiro da Covid-19 no turismo

A Organização Mundial do Turismo, agência especializada das Nações Unidas para o setor, divulgou nos últimos dias o possível impacto da Covid-19 na atividade turística internacional. Os dados não são animadores: no turismo, a Covid-19 poderá provocar uma queda de atividade entre 20% e 30% em 2020.

As inúmeras restrições às viagens, ao abrigo dos planos de contingência e estados de emergência mundiais, terão um impacto brutal neste setor. De acordo com a organização, este decréscimo implicará uma quebra no volume de negócios a nível mundial na ordem dos 300 a 450 mil milhões de dólares, o que se traduz na perda total do crescimento dos últimos 5 a 7 anos.

Estas previsões baseiam-se nos mais recentes desenvolvimentos da pandemia, tendo sido apresentadas ainda com algumas reservas. A sua concretização irá depender do evoluir do singular desafio social e económico que o mundo enfrenta.

 

Costa Verde solidária com o setor do turismo

Como sabe, o blog da Costa Verde pretende ser um veículo de difusão da marca, assim como de outros assuntos que, direta ou indiretamente, dizem respeito à nossa atividade. No entanto, sentimos que, neste momento, não é prioritário partilhar consigo informações sobre os nossos produtos e projetos, curiosidades sobre a mesa ou outros temas semelhantes.

Hoje, sentimos necessidade de escrever sobre um setor no qual a Costa Verde tem uma voz ativa e que, à semelhança das restantes áreas da economia, está a sofrer com a pandemia da Covid-19: o turismo.

Enquanto importante agente no fabrico e comercialização de porcelanas de mesa para hotelaria e restauração, sentimo-nos profundamente preocupados com tudo o que está a acontecer. O forte abalo da Covid-19 no turismo terá certamente pesadas consequências. Não podemos, por isso, deixar de prestar o nosso sincero cumprimento solidário a todos os intervenientes económicos envolvidos no setor do turismo e afetados pela Covid-19.

 

Numa altura de sacrifício e sofrimento, não apenas do turismo mas de toda a economia global, a Costa Verde associa-se à união dos esforços para a minimização dos efeitos da pandemia.

Num segundo momento, reforçaremos as nossas competências, resiliência e iniciativa para que, desta forma, o setor do turismo volte rapidamente às performances anteriores, mesmo que a caminhada seja longa e árdua. Costa Verde, o parceiro do seu negócio, sempre presente!

 


 

Subscreva o nosso blog!