Costa Verde é sinónimo de modernidade, rigor e excelência. Sejam bem-vindos àquela que será, certamente, a mais bem equipada e moderna fábrica de porcelana em todo o mundo!
É assim que, todos os dias, a empresa portuguesa é apresentada a clientes e potenciais clientes nacionais e internacionais. É também desta forma que a descrevem os seus parceiros e stakeholders. Existem, com efeito, várias razões para que assim seja.
A Costa Verde foi uma das últimas unidades de produção de porcelana a serem construídas de raiz na União Europeia. Desde o início da atividade, a empresa assumiu que um dos pilares estruturantes da sua competitividade seria a fábrica.
Próxima de celebrar 27 anos, mantém a atenção na capacidade, eficácia, eficiência e flexibilidade da unidade de produção situada em Vagos, Aveiro. É também nesta esfera que tem realizado fortes investimentos a fim de aprimorar o processo e servir melhor os clientes.
Na fábrica da Costa Verde, é utilizada maquinaria de ponta maioritariamente alemã. A unidade funciona igualmente como centro de pesquisa e investigação no respeitante a novas soluções para o fabrico de porcelana.
A reconhecida máquina FRHM, desenvolvida de raiz e com know-how da Costa Verde, está já em comercialização por uma das mais importantes fabricantes alemãs. Este projeto comprova, inegavelmente, os esforços encetados pela marca na melhoria de processos.
Também a prototipagem é uma realidade desde 2003. Neste momento, está em fase final de experimentação o processo Robocasting – Prototipagem direta com recurso a pasta de porcelana.
Vale a pena fazer também uma referência ao projeto Primecer, que tem como objetivo desenvolver artigos de mesa de alta performance. A equipa de investigação é liderada pela Costa Verde e conta ainda com o Centro Tecnológico da Cerâmica e Vidro e o International Iberian Nanotechnology Laboratory.
Note-se que, além destes, muitos mais projetos e parcerias são trabalhados diariamente na e pela Costa Verde.
Não são apenas as máquinas que fazem da Costa Verde a melhor fábrica de porcelana do mundo. O sucesso depende, em grande medida, de recursos humanos altamente qualificados.
A empresa aposta fortemente na formação dos seus colaboradores e tem programas extensos e bastantes estruturantes, como o Kaizen Lean. Estimula, ademais, a criatividade interna para a inovação, promove o coaching e, através de ações formativas, previne os riscos psicossociais e organizacionais, até os mais diretamente envolvidos com a operação.
Dá ainda formação diversa sobre máquinas e equipamentos de trabalho, gestão do tempo, metrologia e condução e manobra de equipamento de cargas e descargas em segurança. Em suma, no ano 2017, foram lecionados mais de 50 cursos.
Estas e muitas outras razões fazem da Costa Verde uma unidade de referência no fabrico de porcelana. Subscreva o blog e continue a acompanhar o trabalho desenvolvido pela empresa portuguesa.