Covid-19: Sugestões de atividades para fazer em casa

Na sequência da evolução da pandemia de Covid-19, e considerando as recomendações da Direção-Geral da Saúde e da Organização Mundial da Saúde, a Costa Verde suspendeu a sua atividade entre os dias 30 de março e 17 de abril. Se, tal como nós, está a cumprir a sua quarentena, gostaríamos de propor-lhe algumas atividades para fazer em casa.

O momento singular que todos enfrentamos exige medidas específicas, pragmáticas e imediatas, para que os efeitos desta pandemia possam ser minimizados.

 

3 Sugestões de atividades para fazer em casa

Sabemos que nem todos os dias são fáceis quando se está em quarentena. Passar 24 horas em casa, confinado a um pequeno espaço, pode fazer com que surja algum desânimo. Ter ideias novas para manter a atividade nem sempre é uma tarefa simples, principalmente para quem tem crianças pequenas.

Apesar de tudo, deve procurar animar-se e encarar estes tempos com leveza. Nesse sentido, hoje trazemos-lhe algumas ideias para poder desfrutar destes momentos da melhor forma.

 

1. Dedique-se a jogos quebra-cabeças

Estes jogos e exercícios são excelentes para entreter a mente e estimular a memória. Quando utilizados na educação infantil, podem funcionar como importantes facilitadores da aprendizagem.

Existem vários exemplos disponíveis:

  • Cubo de Rubik;
  • Palavras Cruzadas;
  • Sopa de Letras;
  • Sudoku;
  • Puzzles;
  • E muitos outros.

Escolha o seu preferido, divirta-se e desafie o resto da família!

 

2. Aventure-se na cozinha

Sozinho ou em família, uma das melhores atividades para fazer em casa durante esta quarentena é cozinhar. Num primeiro momento, poderá pensar que não tem muito jeito para a cozinha, mas não faltam dicas e vídeos online para explorar e melhorar as suas competências.

Investigue algumas tendências gastronómicas e experimente novas receitas e sabores. Além disso, os miúdos podem participar e certamente passarão bons momentos juntos, entre tachos e panelas.

 

3. Pratique exercício físico

Principalmente para quem está a enfrentar esta quarentena sozinho, o exercício físico é muito importante. Pode ser uma forma simples de manter o corpo e a mente ativos. Estabelecer algumas rotinas é absolutamente essencial para lidar melhor com o isolamento.

Se estiver a passar estes dias com a sua família, esta pode ser uma interessante atividade para fazer em casa, em conjunto. Podem dinamizar aulas de grupo ou organizar competições e, assim, passar o tempo de forma ativa e saudável!

 

Divirta-se sem sair de casa e passe melhor os seus dias!

Como vê, são várias as vantagens que estas atividades para fazer em casa proporcionam. Estimular a mente e a memória, desenvolver a coordenação motora, promover a interação social, a compreensão e o desenvolvimento cognitivo são apenas alguns dos benefícios. Além disso, tornam certamente mais fácil enfrentar os dias que se avizinham.

Estas são excelentes razões para pensar em novas atividades para fazer em casa, mantendo-se em segurança e, ao mesmo tempo, potenciando as suas capacidades.

Durante as próximas semanas, partilharemos consigo várias ideias para enfrentar este período de recolhimento da melhor forma. Apelamos também à sua solidariedade para que, juntos, consigamos ultrapassar esta situação sem precedentes. Respeite o isolamento e fique em casa!

 

Continue a acompanhar-nos através dos canais digitais: Instagram, Facebook e especialmente através do nosso blog. Prometemos novidades, curiosidades, ideias e, claro está, o acompanhamento de toda esta situação extraordinária que hoje domina a agenda.  Subscreva o blog Costa Verde e mantenha-se perto de nós!

 


 

Subscreva o nosso blog!