Carrinho

5 Dicas para preparar a mesa para a ceia de Natal

Exemplo de mesa para a ceia de Natal com loiça Nordika Red Rim, centros de mesa com frutos da época e toalha vermelha

Mais do que nunca, o Natal vai ser especial!

A família vai reunir-se, algo que há muito esperávamos, por isso cada toque e cada gesto vão ser ainda mais especiais!

O jantar, aquele momento de sorrisos em que criamos memórias e soltamos gargalhadas fica agora mais intenso! Por isso, é importante tornar esse momento ainda mais rico, mais acolhedor, ao preparar a sua mesa para a ceia de Natal!

A decoração, as cores, a escolha do serviço vão preencher aquele espacinho  da vontade de reunir de novo a família! Todos os detalhes farão a diferença. Para a noite da consoada, escolha os pormenores que possam ajudar a criar um ambiente de acolhimento, amor e que façam despertar os 5 sentidos à mesa.

Para ajudar a criar esta atmosfera, preparámos 5 dicas para o inspirar e celebrar o Natal em casa com toda emoção que a data implica!

1. Desperte o sentido da visão 

Sabia que as cores proporcionam um estímulo visual muito vantajoso para criar uma experiência agradável? Estas fazem com que os convidados se sintam realmente em casa, mais à vontade para partilhar e também mais conectados com as emoções. 

Quando pensamos no Natal, a primeira cor que vem à nossa cabeça é o vermelho. Uma cor quente, que evoca sentimentos mais agitados, tal como amor e paixão. Produzir uma mesa para a ceia de Natal com esta cor vibrante, traz glamour e requinte, estimula o apetite e deixa o ambiente mais convidativo.

Eu escolhi criar esta mesa com a nova coleção Nordika Red Rim. Inspirada no frio do inverno, mas com um contorno delicado e quente, representados pela filagem vermelha, delicadamente desenhada nestas peças.

2. Crie uma mesa envolvente que desperta o toque

Para vestir, prefira utilizar uma toalha mais encorpada e guardanapos em tecido, com texturas diferentes, para criar diferentes sensações ao toque. Eu escolhi uma toalha vermelha que contrasta com a cor branca da porcelana e guardanapos xadrez, nos mesmos tons.

Dois pratos da coleção Nordika Red Rim sobrepostos, com um guardanapo de pano xadrez vermelho e branco e uma toalha vermelha
Fotografia de Carla Magalhães

3. Brinque com os aromas para despertar novas sensações à mesa

O final de ano é banhado por frutas coloridas dos mais diversos sabores e aromas. Por isso, é interessante usá-las na decoração da mesa de Natal. Sejam romãs ou frutos secos, como nozes, amêndoas ou avelãs. Estes são elementos obrigatórios na mesa para a ceia de Natal, por isso porque não utilizá-los na decoração?

4. Escolha o menu

Não menos importante que a decoração, o menu também é fundamental. Escolha algo que ajude a decorar a sua mesa, encante os olhos e faça uma prenda ao bom apetite. Uma sugestão que promete encantar os paladares mais exigentes é uma tábua de queijos e enchidos. Percorra mentalmente as preferências dos seus convidados e surpreenda-os com um dos seus pratos natalícios preferidos.

Imagem alusiva à mesa para a ceia de Natal com tábua com queijos, enchidos e diversas frutas à direita e arranjo de Natal com plantas e frutas como maçãs à esquerda
Fotografia de Carla Magalhães

5. Escolha uma playlist com significado

O som, a música, tem o poder de despertar memórias e  alterar o estado de humor das pessoas. Por isso, uma boa música é uma ótima ferramenta para divertir e entreter seus convidados. Além disso, certas músicas podem ter um significado especial para a sua família, recordando e partilhando memórias.

Desejamos que o seu Natal seja brilhante, cheio de alegria, iluminado de amor, paz e harmonia e que viva a melhor experiência à sua mesa para a ceia de Natal. 

Conhece algumas tradições de Natal pelo mundo? 

Descubra também as nossas coleções Gift para celebrar este Natal.

Um roteiro pelas diferentes tradições de Natal pelo mundo

Carla Magalhães - autora do artigo Como decorar uma Mesa de verão para receções intimistas
Fotografia de Carolina Matos

Carla Magalhães
Designer de mesa, fruto da paixão por receber que diz ter herdado da mãe, funcionária do governo da Bahia.

Com especial talento para a organização de eventos e colaborando com várias empresas nacionais e internacionais, foca-se hoje na decoração de interiores. Expert em mesa posta, na área é consultora e organizadora de cursos e formações, a partir do Porto, onde reside desde 2015. Partilha o seu trabalho através do seu website e blogue, e das suas páginas de redes sociais, Facebook e Instagram.

 


Subscreva o nosso blog!

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email