Porcelana: A arte da apresentação teatral da comida!

A porcelana, junto com a cutelaria e o vidro – o que os franceses chamam de mise en place – é o palco por excelência para que o chefe possa expressar toda a sua arte e engenho com a comida. Que excelente palco e cenário!

A apresentação gastronómica sofreu alterações profundas na última década. Hoje, a palavra “experiência” é uma constante à mesa. Senão, vejamos: Segundo um estudo, quando um indivíduo entra num restaurante, vários elementos suscitam a sua atenção. Desde logo o ambiente, seguido das pessoas e, em terceiro lugar, a forma como a mesa está disposta e decorada.

A apresentação da comida é um gesto de arte, que pretende torná-la atraente e saborosa, muito antes de a experienciar. A expressão “comer com os olhos” poderá ser fortíssima, mas é uma realidade. Se a comida for atraente e parecer saborosa, existe uma maior propensão para que seja do agrado do cliente. Mas isto, por vezes, pode não acontecer! Tudo terá de ser um compromisso.

 

O papel da porcelana para compor a experiência da degustação

Uma outra tendência na conceção e no chamado empratamento é o recurso a texturas. Não sendo somente necessário recorrer às cores, as texturas da comida e o “jogo” que realizam entre diversas densidades proporcionam experiências inesquecíveis! Mas tudo começa muito antes, aquando da primeira ideia de determinada receita.

Um profissional, ou mesmo um particular na sua cozinha do dia a dia, deve ter, desde o início, uma preocupação com aquela que será a apresentação da comida.

Na Costa Verde, desenvolvemos soluções que acompanham e ajudam os profissionais e particulares a apresentar as mais e menos nobres iguarias. Sinónimo disso é a linha Isola, uma coleção de peças de porcelana distinta, composta por formas orgânicas e cuja finalidade depende da utilização que se pretende dar.

No mercado há mais de 10 anos, a linha Isola, desenhada pelo Studio Levien, oferece igualmente uma sábia experiência. Recorre a pratos longos, diversas taças e outras peças que proporcionam soluções para qualquer tipo de operação, com especial enfoque nos menus de degustação.

Uma outra solução é a linha Opera, que conta com duas sub linhas, Boheme e Aria. Desta forma, promove imensas soluções de empratamento, sempre com o requinte do produto porcelana, a qualidade da Costa Verde e o design do Studio Levien.

Venha fazer também uma experiência e, acima de tudo, divirta-se e seja um ator ou atriz nesta peça teatral!

 

Componha a sua mesa com requinte! Faça download do nosso ebook e perceba o que faz da porcelana um material resistente, elegante e duradouro.

Ebook