Carrinho

Hotelaria e Restauração: as tendências que marcam o setor

tendências para a hotelaria e restauração: restaurante com espaço aberto

É comum dizer que a necessidade aguça o engenho, e bem se sabe que os hotéis e restaurantes se reinventaram para ultrapassar os tempos mais difíceis de restrições criadas para combater a COVID-19. Contudo, nem só a pandemia veio moldar as mudanças que ocorrem na sociedade e ditam tendências para a hotelaria e restauração.
Conheça as práticas que estão e vão mudar este setor!

De excecional, a excecionalmente local

Longe vão os tempos, e mais longe irão ficar, em que os restaurantes integrados em hotéis se dedicavam a apresentar pratos excecionais das mais variadas cozinhas e inspirações, sem que se potenciasse a imersão do convidado na cultura local. De facto, com o aumento do turismo e com a crescente curiosidade dos visitantes por experienciar a cultura e a vivência locais, estes restaurantes foram à raiz das terras onde estão localizados, servindo as suas próprias visões e reinvenções do local e tradicional. 

Espaços abertos, de múltiplas facetas

Um bar ou um restaurante, especialmente em hotéis, não serão mais apenas bares, para beber, ou restaurantes, para desfrutar de uma refeição, mas sim espaços para, além disso, potenciar as relações e diversas atividades. Conversar, trabalhar, reunir, ler as notícias de manhã enquanto se toma o pequeno-almoço, ou ler um livro, ao final do dia, depois de jantar, são múltiplos propósitos que novos espaços, abertos e inclusivos, têm para oferecer para satisfazer usos diferenciados.

Saúde e ambiente de mãos dadas

As preocupações ambientais e com a saúde têm marcado e moldado os comportamentos da sociedade nos últimos anos, repercutindo-se nas novas tendências para a hotelaria e restauração. Crescem os espaços que procuram, por um lado, disponibilizam pratos que tornem a oferta mais inclusiva, como menus para crianças, pratos livres de determinados alergénios, como o glúten ou a lactose, ou livres de alimentos que não correspondam às escolhas alimentares dos clientes, refletindo-se na oferta de pratos vegetarianos, vegan e macrobióticos. Por outro lado, procura-se alternativas que não impactem de forma tão grave o ambiente, mas também a saúde e a justiça, preferindo-se uma maior quantidade de vegetais, a escolha de produtores e fornecedores locais, integrados numa filosofia de desperdício zero.

Espaços de experimentação marcados pela natureza

Assiste-se ainda a um crescimento de espaços de conceitos muito particulares com um comportamento pop-up. É assim possível testar um conceito completamente irreverente e promover a sua experimentação num curto espaço de tempo, dando asas à capacidade criativa dos chefs envolvidos, mas também de toda a equipa que contribui para o ambiente do espaço. A envolvência da natureza é ainda algo que se acentuará, existindo cada vez mais espaços que promovem uma presença mais marcada de diversos tipos de plantas, alguns enquadrados no conceito de selva urbana. 

Segurança e limpeza COVID-19 com menos mesas

Segurança e limpeza são agora critérios que em muito contribuem para a escolha dos espaços frequentados. Esplanadas, distanciamento entre mesas, higienização regular dos pontos de contacto e até medição da temperatura à entrada são, neste momento, consideradas práticas normais e essenciais que promovem o sentimento de segurança entre todos os envolvidos. 

Para lá do takeaway

Se esta foi a solução encontrada para manter os negócios em tempos de restrições apertadas, parece ser também a solução para um público que prefere manter-se em casa, mas mesmo assim, deliciar-se com as mais diversas iguarias que só uma cozinha de chef pode oferecer. Apesar da notória presença de empresas de entrega de refeições, há restaurantes que apostam em recursos próprios e outros que promovem soluções alternativas, como cacifos que mantêm a comida quente, e em soluções menos convencionais para transporte, como a utilização de peças de porcelana.

Gostou deste artigo? Conheça ainda 4 tendências de decoração de mesa para 2021!

Subscreva a nossa newsletter e não perca as novas tendências para a hotelaria e restauração e as novidades sobre as porcelanas da Costa Verde!

 


 

Subscreva o nosso blog!

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email