Etiqueta à mesa pode ser definida como o comportamento que os indivíduos adotam em situações sociais, com vista a mostrar pertencer a um determinado grupo. Na maioria dos casos, são esses mesmos grupos que predominam na sociedade, quer seja social, política ou culturalmente.
Regras e boas maneiras é um excelente mote para discussão, numa altura em que a forma de estar à mesa se encontra em mudança. Também o que se come, como é exemplo o fast-food, promove alterações comportamentais.
Historicamente, a etiqueta foi definida como o conjunto de regras cerimoniais indicativas dos usos e ordem de precedência a adotar pelas cortes em eventos. Estas cerimónias poderiam ser públicas ou privadas, desde que nelas estivessem presentes chefes de Estado ou altas autoridades ou que constituíssem atos solenes ou datas oficiais.
Há, porém, um pequeno “pormaior” que não deve ser esquecido. A etiqueta depende de país para país e de cultura para cultura, no respeito expresso pelas idiossincrasias de cada povo.
Neste artigo, vamos aflorar regras simples de etiqueta à mesa, que lhe permitam ter uma presença elegante e respeitosa quando vivência com os outros, de uma forma global.