Carrinho

Como decorar uma mesa de verão para receções intimistas

Como decorar uma Mesa de verão - mesa posta com pratos de porcelana, talheres, copos e flores

Uma das melhores sensações do verão é poder desfrutar de um dia ensolarado ao ar livre com família e amigos, sempre com os devidos cuidados!
Saiba como decorar uma mesa de verão que transmita o melhor do espírito da estação.

A arte de bem receber

Os dias estão mais longos e mais quentes. As roupas ficam mais leves e as cores mais vibrantes e alegres. Com a chegada do verão o nosso humor e forma de estar muda e o mesmo acontece na nossa casa, na nossa decoração e na forma como colocamos a nossa mesa. 

Receber a família e os amigos para uma reunião pequena e intimista nunca esteve tão “em alta”. O hábito tornou-se ainda mais popular em tempos de desconfinamento em que, para matar as saudades de alguém, é preciso tomar os devidos cuidados e limitar a quantidade de pessoas no mesmo espaço. 

Apesar do que muitos pensam, receber bem não está unicamente relacionado com o luxo. O segredo está também no carinho colocado nos detalhes que fazem toda a diferença, para que a mesa se torne acolhedora. A escolha dos itens pode transmitir a alegria e ao mesmo tempo tranquilidade, serenidade e ainda impactar a rotina da sua família e dos seus convidados.

Mas como transmitir este espírito na sua mesa de verão

Para mostrar o que não pode faltar numa mesa desta estação, seja na praia, no campo ou na cidade, preparei este artigo cheio de inspiração sobre como decorar uma mesa de verão, que é uma mesa posta no jardim para um almoço delicioso e prolongado.

  1. Ponto de partida: escolher a louça

O ponto de partida foi a escolha da coleção Coral Blue para compor.  A porcelana produzida através do processo de esponjado, de decoração artesanal no estilo escandinavo, conseguiu adaptar-se ao ADN da mesa perfeitamente. Um convite à frescura da Natureza, harmonia e espiritualidade que somente a cor azul pode transmitir. 

Prato da coleção Coral da Costa Verde - ideia para decorar uma mesa de verão
Fotografia de Carolina Matos

Ver Coleção Coral

 

2.Vestir a mesa com uma toalha, individuais e guardanapos

Vesti a nossa mesa com uma toalha com estampas étnicas para quebrar qualquer seriedade e deixar o ambiente ainda mais descontraído. Escolhi um individual branco com bordado em azul, para sobrepor a toalha, criando uma moldura e, assim, dar mais destaque aos nossos pratos. 

O guardanapo em linho, coloquei do lado esquerdo do prato ao lado do garfo. Destaco especialmente o bordado, neste caso com a letra “C” , pensado para referenciar o meu nome, Carla Magalhães, o nome da coleção, Coral Blue, e o da marca, Costa Verde.

3. Colocar os copos e talheres

No copo para a água, mantive a cor azul e para o vinho branco, escolhi um copo em cristal sem cor ou lapidação. Nos talheres, um serviço com cabos em madeira para seguir a linha natural que quis dar a esta mesa de verão. 

4. Acrescentar decorações e flores

Todas estas peças vão acompanhar a decoração que utilizei, uma composição de jarras de diferentes texturas e tons de azul, para acompanhar o ambiente natural.

Para as flores, dei preferência aos verdes que estavam disponíveis no jardim, e para invocar o poder do rei da estação, o Sol, usei os lírios na cor laranja. Trouxe os objetos para a cabeceira da mesa, já que não vou precisar das duas, pois assim deixo o fluxo da mesa livre, trazendo funcionalidade a esta bela mesa de verão! 

Mesa com laranjas, pratos de porcelana e guardanapos de pano - Detalhes para decorar uma mesa de verão
Fotografia de Carolina Matos

5. Colocar carinho nos detalhes

E para brincar com os meus convidados, e para deixar uma mensagem de boas-vindas, usei a laranja como marcador de lugar.

Pratos da coleção Coral com laranja a fazer de marcador de lugar - ideias para decorar uma mesa de verão
Fotografia de Carolina Matos

Espero que tenham gostado destas ideias sobre como decorar uma mesa de verão e aproveitem a estação!


À procura de mais inspiração para a sua mesa?

Ver blog Costa Verde

 

Carla Magalhães - autora do artigo Como decorar uma Mesa de verão para receções intimistas
Fotografia de Carolina Matos

Carla Magalhães
Designer de mesa, fruto da paixão por receber que diz ter herdado da mãe, funcionária do governo da Bahia.

Com especial talento para a organização de eventos e colaborando com várias empresas nacionais e internacionais, foca-se hoje na decoração de interiores. Expert em mesa posta, na área é consultora e organizadora de cursos e formações, a partir do Porto, onde reside desde 2015. Partilha o seu trabalho através do seu website e blogue, e das suas páginas de redes sociais, Facebook e Instagram.

 

 

 


Subscreva o nosso blog!

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email