Carrinho

5 Tradições de Passagem de Ano à volta do mundo

3 mãos a segurar velas sparklers acesas - imagem ilustrativa do artigo “Tradições de passagem de ano à volta do mundo”

Estamos a aproximar-nos do novo ano! 

Os preparativos da última noite do ano de 2021 variam de país para país e cultura para cultura, incluindo o menu de passagem de ano e outros costumes que se realizam para celebrar este momento.

Conheça 5 tradições de passagem de ano à volta do mundo!

1. 12 passas para 12 desejos

Esta tradição, embora também adotada em Portugal, nasceu em Espanha, no século XX, como forma de escoar a produção de uvas. A cada badalada é ingerida uma uva (ou uva passa) e é pedido um desejo para o novo ano. 

Hoje em dia esta tradição é habitualmente acompanhada por um copo de espumante. Caso não seja adepto de passas, poderá sempre substituí-las por outro pequeno fruto seco, como amêndoas, avelãs ou nozes. Caso prefira uma alternativa menos convencional, também pode optar por mirtilos, framboesas, ou até mesmo tremoços!

Já pensou nos seus desejos para 2022?

2. Porquinhos da sorte

Já na Áustria e Alemanha, nesta época, além do menu do jantar incluir porco, a mesa é também decorada com pequenos porquinhos feitos de massapão (marzipanschwein), dado que estes mesmos são símbolos de sorte. Além disso, é habitual fazerem porquinhos com inúmeros materiais para serem oferecidos como lembrança e votos de sorte para o ano novo.

3. Cotechino com lentilhas

Em Itália é comum servir-se cotechino, uma espécie de salsicha tradicional, com lentilhas. As lentilhas representam sorte e riqueza, um pedido especial para o ano que está para vir.

4. Kransekage

Na Noruega são utilizadas garrafas (habitualmente de vinho ou espumante) para servirem de base a uma pequena árvore de argolas de bolacha ou massapão, que são decoradas a gosto.  

Esta é possivelmente a tradição de passagem de ano mais divertida e que poderá preencher uma boa tarde de fim de ano com os mais pequenos.

5. Partir peças de porcelana

Na Dinamarca, entre outras culturas, familiares e amigos partem peças de louça, à porta das casas uns dos outros. A ideia é que quantos mais cacos tiverem à sua porta no dia seguinte, mais pessoas lhes querem desejar sorte e mais sorte terão. Uma tradição engraçada, a menos que seja porcelana Costa Verde, pois claro.

Destas 5 tradições de passagem de ano, qual a sua preferida?

 

Subscreva a nossa newsletter e fique a par de todas as novidades do mundo Costa Verde em 2022!

 


 

Subscreva o nosso blog!

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email