Projeto FLASHPor
E se fosse possível substituir a primeira longa cozedura de porcelana por um processo de alguns minutos?
Esta é a questão que se impõe e à qual se pretende responder através do projeto FLASHPor, ao longo do qual se procurará investigar, desenvolver e validar a utilização de uma tecnologia alternativa, inovadora e ambientalmente mais sustentável para sinterização de porcelana durante o primeiro processo de cozedura/chacotagem – tecnologia FLASH.
Processo Convencional de Sinterização de Porcelana
Para garantir as propriedades únicas da porcelana, ao longo do processo são necessárias duas ou três cozeduras (louça branca ou decorada) por tempos prolongados (superiores a 6 horas) e temperaturas elevadas (≈ 1000 ºC na primeira cozedura/ chacotagem; superiores a 1350 ºC na segunda cozedura). Apesar de todos os esforços para garantir um processo otimizado que não comprometa o ambiente, este é ainda alimentado por combustíveis fósseis, podendo o ciclo de chacota representar cerca de 15% da energia total consumida pela fábrica.
Como é que a tecnologia FLASH pode tornar o processo mais sustentável?
A tecnologia FLASH recorre à utilização de campo elétrico como força motriz para a densificação, permitindo assim diminuir a dependência da temperatura no processo de cozedura de porcelana. Esta irá aplicar-se no processo de chacota, permitindo a obtenção de um ciclo de sinterização mais sustentável (diminuição da temperatura e do tempo de cozedura).
Objetivos do Projeto
I&D de pastas cerâmicas com composições adequadas à cozedura pela tecnologia FLASH
I&D de fornos de sinterização FLASH, nomeadamente com a construção de um forno laboratorial de teste e o seu scale-up na construção de um segundo forno (piloto) para a realização da cozedura da porcelana
Estudos para a aplicabilidade e viabilidade industrial do processo de sinterização FLASH da porcelana
Expectativas do Projeto
- Aumento da Sustentabilidade Ambiental do Processo
- Redução Significativa dos Custos de Produção
- Aumento da Cadência Produtiva
- Aumento da Competitividade das Empresas do Setor