Escolher um tema é a primeira dica que tenho para lhe dar sobre a arte de tablescaping, ou, por outras palavras, para a decoração da sua mesa! É também a expressão estética que irá enriquecer a experiência na hora de se sentarem à mesa, transformando o ambiente em algo inesquecível.
Quem é que não aprecia saborear uma refeição numa mesa apelativa? Significa que quem a preparou dedicou tempo e empenho para tornar esse momento mais especial e único.
A estética de uma mesa tem um papel determinante no estado de espírito de quem desfruta a experiência gastronómica, como também inspira a forma de apresentação dos alimentos.
Partir de um tema específico para decorar uma mesa irá ajudá-lo na seleção dos elementos criando entre eles um fio condutor. E o cenário da mesa estando em harmonia cria uma decoração visualmente mais atraente.
Até pode começar por escolher um tema inspirando-se primeiramente no tableware que vai usar. Foi este o meu exercício aquando da escolha do styling para as mesas que compus com a coleção Foggy, Sandy e Groundy da Costa Verde. A própria coleção já tem um storytelling associado que nos inspira a absorver o mesmo mood.
As narrativas visuais que criei tiveram em conta a paleta de tons neutra das porcelanas, como o cinzento, o terracota e o bege. Adicionalmente, abracei os conceitos da coleção, evocando a serenidade, a força da terra e da natureza, em conjugação com o design elegante e moderno.
Os insights estavam delineados para criar uma silhueta de mesa descontraída, que nos eleve a uma experiência meditativa e que nos transporte para o meio da Natureza.
Dei preferência ao monocromático, respeitando os tons “feel-good” – ora mais frios, ora mais quentes – das porcelanas. Assim sendo, todos os complementos de mesa (copos, talheres, têxteis, candelabros, velas, jarras, entre outros elementos) foram escolhidos dentro da paleta de cores do serviço de jantar da Costa Verde.
As duas decorações de mesas acabaram por exemplificar como se pode criar diferentes decorações tirando sempre partido do mesmo serviço de jantar de porcelanas!
Para evocar a Natureza para as mesas, selecionei diferentes elementos decorativos simples e que fui dispondo ao longo do centro da mesa: um jarro com flores frescas num arranjo despretensioso e espontâneo, troncos secos num vaso e pedras de diferentes formatos.
Para a segunda decoração, optei por uma árvore pequena de laranjas para trazer a experiência sensorial da Natureza (o aroma das laranjas!) diretamente para o ambiente da mesa.
Não obstante a Natureza fazer parte do mood desta coleção Costa Verde, a verdade é que tento sempre escolher elementos naturais que tragam a Natureza para os espaços quotidianos como um “lembrete” da importância de nutrimos a nossa conexão com a Natureza.
Outras dicas para inspirar a escolher um tema para a decoração de mesa poderão passar por considerar:
A partir do momento em que começar a fazer mesas temáticas – mesmo que o tema seja só seguir uma determinada tendência – vai aperceber-se que a arte de colocar uma mesa tem sempre a ver com uma escolha cuidadosa de elementos, desde a seleção de utensílios até à disposição dos pratos. Cada detalhe é pensado para criar uma experiência visual e sensorial agradável.
Uma mesa temática é sempre mais memorável.
O que mais aprecio nas porcelanas da Costa Verde é que não é preciso muito esforço para conseguirmos uma mesa decorada com elegância. O seu design inspira-nos ao convite para celebrar uma refeição à mesa, tanto num momento do quotidiano (inclusivamente sozinhos), como num evento especial.
Que história vai contar hoje com a sua mesa?
Marta Pinto de Miranda – Stylist & Creative Consultant