A preponderância de hábitos sustentáveis e da aquisição de produtos (e serviços) amigos do ambiente é cada vez mais forte. À medida que se observam as mudanças climáticas e a alteração dos ecossistemas, cresce um sentido de urgência em modificar as rotinas de consumo e de contribuir para um mundo mais equilibrado.
Observamos que a escolha de peças de decoração ou vestuário com uma filosofia sustentável está cada vez mais presente na vida das pessoas. Comprar armários ou mesas vintage, de lojas em segunda mão (tal como o vestuário) é uma prática cada vez mais comum, pois estas peças, muitas vezes, trazem um toque especial e mais rústico ao espaço pessoal. É como se, no meio da modernidade, aquele elemento tornasse todo o ambiente mais familiar e acolhedor. E claro, o planeta agradece. Importa dar uma nova vida àquilo que pode ser aproveitado.
É também caso para salientarmos a questão da consciência ambiental no mundo da cerâmica. É possível, nos dias de hoje, apoiar marcas que se preocupam em evitar o desperdício. Aquilo que muitas vezes, outrora fora chamado de “restos” ou “desperdício”, pode alcançar uma nova vida e, melhor ainda, dar vida a um espaço!
Estes resíduos podem resultar frequentemente em objetos únicos, ou seja, o fabrico destas peças não visa a produção em massa e origina um produto completamente ímpar. E quem é que não adora estes elementos, quando adicionalmente estão em linha com filosofias positivas de vida?
Cada peça é uma peça singular, e o seu lar poderá tornar-se único através de artigos que primam pela diferença. Um pequeno adorno pode ser o elemento que faltava numa certa divisão, ou à mesa, e sendo sustentável e reciclado, tem outra magia, pois fez a sua contribuição para o planeta.