Carrinho

6 dicas para uma cozinha mais amiga do ambiente

A urgência em tornar o planeta num lugar melhor é cada vez maior. Frequentemente, as grandes mudanças começam na mais simples das ações. Se quer marcar a diferença na sua cozinha em 2023, estas são algumas dicas ecológicas e amigas do ambiente que pode adotar.

Produtos locais

Ao consumir localmente, está a contribuir para o pequeno comércio e para um circuito mais reduzido de circulação de alimentos.

No caso dos alimentos, por exemplo, vão-se perdendo nutrientes com a passagem do tempo. Quanto menor for o período de transporte entre a origem e o consumidor final, maior será a qualidade do alimento! Além disso, quanto menor a viagem, menor se torna a pegada ecológica. Vantagens a triplicar!

Gastar menos energia

Para além de ajudar na organização semanal, a confecção e preparação de várias refeições ao mesmo tempo permite que exista uma redução nos gastos de energia e uma melhor gestão da alimentação.

Faça uso desta técnica e poupe tempo e dinheiro com uma alimentação variada, enquanto protege o ambiente.

Agricultura biológica

Aposte na agricultura biológica. Este meio de produção de alimentos, ao contrário da agricultura em massa, tem um uso bastante mais leve (ou por vezes nenhum) de pesticidas, fertilizantes e outros tipos de químicos que são derivados do petróleo, sendo muito melhor para a saúde e menos prejudicial aos recursos naturais.

Plantar em casa

Se for possível e existir espaço, porque não cultivar ervas aromáticas e hortícolas em sua casa? Para além de estar sempre a um passo de distância, terá o gosto de consumir algo que plantou. Uma horta em casa aproxima-nos da mãe natureza e promove um estilo mais amigo do ambiente!

Fechar a torneira

Poderá parecer bastante óbvio para alguns, mas no meio de várias tarefas em simultâneo, fechar a água da torneira poderá cair no esquecimento. Crie o hábito de fechar a torneira assim que a termina de utilizar. Para além de poupar água, também evita o desperdício de energia que esta precisa para chegar ao seu lar.

Desligar os aparelhos que estão na cozinha

O hábito de manter a torradeira ou a máquina de café ligadas, mesmo após a sua utilização, pode ser um erro crasso. Muitos dos eletrodomésticos e dispositivos executam certas funções mesmo quando desligados, ou seja, continuam a consumir energia mesmo que não estejam a ser utilizados. Desligue as tomadas, poupe energia e dinheiro.

Esperamos que estas dicas tenham ajudado a tornar a sua cozinha mais ecológica!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email